Caderno Z

sexta-feira, 01 de setembro de 2023
por Henrique Amorim
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Nesta edição abordamos o etarismo — a discriminação contra o idoso —, que ocorre quando a idade é utilizada para categorizar e dividir as pessoas por atributos que causam danos, desvantagens ou injustiças, e minam a solidariedade intergeracional, segundo a ONU.

Essa mentalidade contribui para a segregação da população e está vinculada a padrões sociais estabelecidos na sociedade, como a valorização da produtividade e da juventude, bem como o acesso desigual às novas tecnologias. Baseada na ideia de que a idade avançada é um fator inferior, levando a estereótipos negativos e tratamento injusto.

Ao perpetuar estereótipos negativos, o etarismo impede a participação ativa e produtiva das pessoas mais velhas, contribuindo para o seu isolamento, além de limitar o acesso a valiosas contribuições e experiências que estas pessoas podem oferecer em diversas fases da vida.

Com o envelhecimento da população e o crescente investimento em qualidade de vida, muitos países ao redor do mundo estão lidando com a produtividade, vitalidade e alegria da terceira idade em diversos espaços e profissões. Ainda assim, o preconceito social segue crescendo e se disseminando na sociedade. É preciso reagir e combater o etarismo!

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: