Barboza tem reação espetacular e vence verdadeira batalha no UFC

No último sábado, 14, o lutador friburguense escreveu mais um capítulo fantástico em sua trajetória, durante o evento promovido em Las Vegas
segunda-feira, 16 de outubro de 2023
por Vinicius Gastin
A vibração junto a Anderson França, a esposa Bruna e demais membros de sua equipe: luta rendeu bônus ao lutador (Fotos: Divulgação)
A vibração junto a Anderson França, a esposa Bruna e demais membros de sua equipe: luta rendeu bônus ao lutador (Fotos: Divulgação)

Ele pode ganhar ou perder – e a carreira construída mostra que a primeira possibilidade é mais provável. Mas uma coisa é certa: com Edson Barboza dentro do octógono, o espetáculo é garantido. No último sábado, 14, o lutador friburguense escreveu mais um capítulo fantástico em sua trajetória, durante o evento promovido em Las Vegas, nos Estados Unidos. Após sobreviver a um primeiro round dominante do nigeriano Sodiq Yusuff, Barboza virou a luta e venceu nos pontos, por decisão unânime (49-46, 48-46 e 48-46).

Aos 37 anos, Edson chega a um cartel com 24 vitórias e 11 derrotas, emendando dois triunfos seguidos este ano pela organização. O atleta de Nova Friburgo é o atual número 13, enquanto o nigeriano, número 11, deve perder a posição para Edson na próxima atualização do ranking.

Com mais uma grande luta, Barboza levou o nono bônus de “luta da noite” na organização, um recorde. O valor é de US$ 50 mil, cerca de R$ 284 mil. Ele já havia faturado as “lutas da noite” com Anthony Njokuani, Ross Pearson, Terry Etim, Danny Castillo, Paul Felder, Tony Ferguson, Justin Gaethje e Shane Burgos. Ele ainda soma uma “performance da noite” na vitória contra Billy Quarantillo, antes de vencer Yusuff neste fim de semana.

“Sem palavras para descrever o orgulho que tenho do Jr. e do orgulho que sinto ao escutar 'Nova Friburgo' no maior evento mundial de luta! Oss!”, relatou o empresário do Edson Barboza, Alex Davis, que é friburguense e atualmente mora nos Estados Unidos.

A luta

A luta começou com Yusuff partindo para cima de Edson Barboza. Os dois buscavam o confronto, mas as mãos pesadas do nigeriano fizeram o brasileiro balançar. Com um corte no rosto já nos primeiros segundos de luta, Edson tentava se movimentar, mas Yusuff encontrava golpes. Um dos cruzados deixou Edson balançando. Yusuff não se afobou e continuou no jogo de caça sem desperdiçar golpes. Yusuff já marcava mais de 30 golpes na cabeça do brasileiro àquela altura.

No fim do primeiro round, conseguiu derrubar o brasileiro e cair por cima, de onde passou a disparar duras cotoveladas. Edson ainda tentou sair numa finalização na perna, mas Yusuff raspou com calma. O nigerino travou o braço direito de Edson e voltou a jogar cotoveladas por cima.

A luta começou a mudar já a partir do segundo round. Quando pareciam que todas as forças de Edson Barboza tinham sido minadas, o brasileiro iniciou o show. Yusuff buscava os jabs e se mostrava veloz, até que Edson conectou um bom chute rodado e depois conectou um direto que fez Yusuff bambear. Restando pouco mais de um minuto, Edson tentou pressionar, mas Yusuff segurou mais o jogo. O round já tinha um confronto mais equilibrado.

No terceiro round, Edson voltou com muito volume nos golpes e, deixando Yusuff pressionado contra a grade. Com os cruzados de canhota, Edson começava a machucar mais o nigeriano. No último minuto do round, Edson disparou um chute alto rodado que fez Yusuff cair. Edson tentou sair num triângulo de mão, mas perdeu a pegada e começou a bater. O nigeriano sobreviveu até soar o gongo.

No quarto round, Edson passou a tentar minar a base do nigeriano. O friburguense se manteve em vantagem na luta em pé. No último round, o equilíbrio marcou a primeira metade da parcial que Edson começou melhor e Yusuff evoluiu. Para tirar qualquer dúvida, Edson conseguiu uma queda, restando 1min40s. Yusuff ficou de pé rapidamente e Edson o grampeou na grade, controlando no clinche. Edson então, nos últimos segundos, conseguiu uma nova queda e deixou a vitória vir nos pontos.

  • Anderson França, a esposa Bruna e o empresário friburguense Alex Davis

    Anderson França, a esposa Bruna e o empresário friburguense Alex Davis

  • A partir do segundo round, Barboza abriu a caixa de golpes e passou a dominar o rival

    A partir do segundo round, Barboza abriu a caixa de golpes e passou a dominar o rival

  • Lutador friburguense sobrevive a um primeiro round adverso e vence por unanimidade

    Lutador friburguense sobrevive a um primeiro round adverso e vence por unanimidade

  • Barboza segue com 100% de aproveitamento em 2023, com duas lutas e duas vitórias

    Barboza segue com 100% de aproveitamento em 2023, com duas lutas e duas vitórias

  • O Friburguense teve oportunidades, fez um jogo equilibrado com o Duque de Caxias, mas acabou sendo derrotado por 1 a 0 no último sábado, 14, no Eduardo Guinle. A cobertura completa e a situação da equipe no Campeonato Carioca da Série B1 você confere na edição desta quarta-feira, 18, de A VOZ DA SERRA

    O Friburguense teve oportunidades, fez um jogo equilibrado com o Duque de Caxias, mas acabou sendo derrotado por 1 a 0 no último sábado, 14, no Eduardo Guinle. A cobertura completa e a situação da equipe no Campeonato Carioca da Série B1 você confere na edição desta quarta-feira, 18, de A VOZ DA SERRA

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: