Avanço da Dengue: testes podem ser feitos no Raul Sertã e UPA

Não ignore os sinais. Cuide de si mesmo e da sua comunidade
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Sintomas de dengue? Não se arrisque! A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando testes gratuitos de detecção da doença no Hospital Raul Sertã com atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os exames são feitos independentemente do período de aparecimento dos sintomas. Também são realizados testes de dengue na Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino. Lá o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana. Mas, devido ao tipo de exame realizado no local, para garantir eficácia do resultado, os sintomas devem estar presentes entre três e cinco dias. 

Sintomas da dengue

  • Febre alta; Dor no corpo e nas articulações; Dor atrás dos olhos; Mal-estar; Dor de cabeça; Manchas vermelhas no corpo.

Sinais de alarme da doença

  • Dor abdominal intensa e contínua; Vômitos persistentes; Acúmulo de líquidos; Sangramento de mucosa; Irritabilidade.

Dicas para prevenção 

  • Utilize repelente: passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele. 

  • Cubra a maior parte do corpo, quando possível: o mosquito Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo. 

  • Elimine focos de água parada: evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta. 

  • Coloque telas em janelas e portas: fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis. 

  • Aplique inseticidas e larvicidas: inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados. 

Governo vai enviar vacinas para 29 municípios

 

O Ministério da Saúde informou que vai enviar doses de vacinas contra a dengue para 29 municípios brasileiros nos próximos dias. O lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam os imunizantes.

A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.

Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem localizados em áreas de com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença.

A restrição de regiões que vão receber a vacinação foi feita diante das dificuldades apresentadas para produção e oferta da vacina, elaborada pelo laboratório Takeda. A partir da entrega de mais carregamentos, a vacinação será ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões. A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, a pasta anunciou a incorporação do insumo no SUS.

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista.

No estado do Rio, as localidades contempladas com a vacina neste primeiro momento são: Belford Roxo; Duque de Caxias; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Nova Iguaçu; Queimados; Rio de Janeiro; São João de Meriti; e Seropédica. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: