Agricultura: a 15ª pergunta da sabatina do AVS com os candidatos a prefeito

O plano de cada um para melhorar a qualidade de vida na zona rural e fortalecer esse importante ramo da economia friburguense
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Agricultura: a 15ª pergunta da sabatina do AVS com os candidatos a prefeito

A VOZ DA SERRA pergunta: A zona rural friburguense não se destaca apenas pela enorme área que ocupa, mas também pela diversidade, quantidade e qualidade de sua produção. Ainda assim, quem vive no campo ainda sofre muitas vezes com a falta de estrutura em tópicos como transporte, saúde ou educação. O que seu plano prevê para melhorar a qualidade de vida na zona rural, e como pretende fortalecer este importante ramo de nossa economia? (Respostas por ordem alfabética)

 

Alexandre Cruz

“Fazemos parte do celeiro do Estado, com nossas hortaliças. Com a Usina de Asfalto em funcionamento, vamos dar condições para o agricultor escoar sua produção, que hoje é o maior gargalo do setor. Vi produtores fazerem vaquinha em Campo do Coelho para concretarem a estrada para poderem levar suas hortaliças ao Ceasa. Isso é um absurdo. É responsabilidade da prefeitura cuidar das estradas vicinais. Vamos trazer para o Ibelga o curso de Agronomia, que também vai qualificar nossos jovens do campo e mantê-los aqui, na nossa cidade. Somos também o maior produtor de flores de corte do Estado do Rio e o segundo do país. Vamos fomentar a inovação tecnológica, contratando profissionais capacitados para ajudar o produtor de flores. Na Escola de Vargem Alta, construiremos um laboratório multiuso para fazer a análise e melhoria do solo e também da qualidade genética das flores, aumentando sua durabilidade. Vamos buscar parcerias para o armazenamento e estocagem de maneira adequada das flores, controlando o fluxo de oferta e demanda. E os familiares dos floricultores terão capacitação para fazerem produção de arranjos florais, uma forma de aumentar a renda e fomentar o setor na nossa cidade.”

 

André Montechiari

“Nosso plano de governo para a área rural é baseado no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, elaborado com a contribuição dos órgãos públicos que trabalham na zona rural e a participação de associações das comunidades produtivas do município. Com relação a infraestrutura nosso plano prevê: Estradas – a manutenção de estradas será prioridade, evitando perdas por não escoamento da produção, viabilizando roteiros de turismo rural e assegurando o transporte público nas diversas comunidades. Vamos reativar a parceria com o Estado no Programa Estradas da Produção; Saúde – dotar os postos de saúde na zona rural de equipamentos e recursos humanos para o atendimento prévio aos moradores, evitando o deslocamento e a superlotação do Hospital Raul Sertã e das UPAs; Educação – fornecer as subvenções dentro dos prazos para as escolas na zona rural a fim de viabilizar atividades extracurriculares (workshops, oficinas, excursões, etc) para que os filhos dos agricultores tenham na prática a consolidação do conhecimento; Segurança – Elaborar estudo para verificar quais comunidades rurais necessitam de base física e/ou maior patrulhamento para garantir a segurança e inibir o tráfico de drogas.”

 

Arthur Mattar

“É tempo de apresentar uma nova visão para Nova Friburgo. Para isto precisamos realizar amplo diálogo e convocar a todos, para juntos cuidarmos de nossa cidade. Portanto o que seremos no futuro, depende de nossas atitudes hoje. Vamos: criar o Conselho de Segurança da Zona Rural, com o compartilhamento de informação entre polícias e comunidade; criar alternativas para a comercialização e industrialização da produção rural local, acessíveis ao médio e pequeno produtor rural e dos agricultores familiares e fomentar novas cadeias produtivas de produtos agrícolas; aprimorar o acesso à internet e rede de wi-fi em todas as unidades escolares nas zonas rurais. Instrumentalizando a educação a distância na zona rural; ampliar o número de Cras e das equipes que atendem os centros de referência, acrescentando uma equipe para atender a área rural dos distritos; melhorar a sinalização turística rural nos padrões internacionais; adquirir gêneros da merenda escolar de produtores locais; apoiar a instalação e expansão de áreas produtivas com respeito ao meio ambiente; criar estrutura de apoio à produção e comercialização dos pequenos produtores rurais; promover a adequação e conservação de estradas rurais.”

 

Cacau Rezende

“A zona rural tem núcleos urbanos, que devem ser dotados de equipamentos sociais como creches, posto de saúde, escolas, praças, além de infraestrutura como redes de captação e distribuição de água potável, captação e tratamento de esgotos, águas pluviais, eletricidade e telecomunicação. Sabemos que o quadro atual é bastante carente de novas tecnologias como inclusão digital, internet, além de outros processos que permitam o crescimento local. O turismo rural pode ser uma das molas propulsoras. É preciso considerar estas localidades, como o terceiro distrito, como de relevância econômica para o município. Já nos trazem divisas e podem trazer muito mais, caso haja investimento nesta vocação. É preciso diversificar ainda mais. Facilitar o escoamento da produção. Fornecer assessoria técnica especializada. Conscientizar sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos. Investir nos orgânicos, segmento da economia verde em franca expansão. Como já dissemos, medidas estruturais englobam obras de engenharia como captação e tratamento de efluentes e medidas não estruturais como educação pública, disseminação de conhecimento, uso de produtos alternativos e proteção dos mananciais e nascentes.”

 

Cláudio Damião

“Atuaremos na recuperação das estradas rurais, muitas sem pavimentação. Ampliaremos a atenção à saúde com equipes de Estratégia de Saúde da Família e uma policlínica em Campo do Coelho e outra em Mury. Fortaleceremos o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, para que a população do meio rural participe das tomadas de decisões e trabalharemos para reativação do Centro de Integração e Cidadania da Mulher Rural. Criaremos um programa de divulgação e valorização dos produtos da região e eventos de estímulo e apoio aos agricultores. Buscaremos ações e parcerias para prover o campo de acesso à telefonia móvel e internet. Incentivaremos através de políticas públicas a agricultura orgânica e familiar com a criação de selos de origem e qualidade, agregando valor aos produtos. Fortaleceremos e incentivaremos a realização de eventos promotores das vocações agrícolas municipais como a festa da flor, da truta, do morango, da cerejeira e outras. Além disso, trabalharemos as possibilidades turísticas de cada região, as suas belezas naturais, agregando mais opções de lazer e visitação turística de modo a elevar as possibilidades econômicas das localidades para além da agricultura.”

 

Delegada Danielle Bessa

“Nossa produção agrícola contribui para que os friburguenses tenham uma alimentação saudável e com preços acessíveis, além de gerar uma renda importante para o município. Em geral, nossa produção vem de uma intensa produção agrícola centrada em pequenas propriedades, com mão de obra familiar. Aqui, a agricultura familiar está relacionada à nossa topografia acidentada, que não favoreceu a instalação de grandes propriedades agrícolas, mesmo com a tendência de concentração fundiária vista em outras regiões. Nossa produção é uma das mais diversificadas do Estado e será ainda mais estimulada. A melhoria de bem-estar da população rural está diretamente relacionada ao nosso desenvolvimento rural. Na prefeitura, vamos implantar programas que incentivem a regularidade das atividades comerciais, a produção ordenada, o aumento do valor agregado de produtos e a segurança da produção e do produtor. Quero garantir que os produtores rurais tenham estrutura, apoio e capacitação voltada para redução das perdas, agricultura orgânica, aquisição de sementes e o acesso aos mercados. Vamos manter as estradas vicinais em bom estado e garantir que os agricultores tenham acesso a fontes de recursos.”

 

Dr. Luis Fernando

“A zona rural de Nova Friburgo tem um grande potencial que já é explorado, porém devido aos aspectos que estão desassistidos, como estradas muito precárias, falta de incentivo e apoio do governo, ausência de estrutura na saúde pública, transporte público praticamente inexistente, e a insegurança gerada com o quadro de profissionais das escolas sempre incompleto, a zona rural acaba não conseguindo crescer e se desenvolver como poderia. Em nosso governo valorizaremos o produtor rural como ele merece, criando parcerias com entidades privadas incentivando a produção e comercialização dos produtos dentro de nossa própria cidade, além é claro de tornar mais viável a comercialização desses produtos para os municípios vizinhos também. Precisamos fomentar essa economia tão rica e produtiva em nosso município. As estradas da zona rural estão completamente abandonadas, isso é inadmissível. Precisamos ampliar o ensino nas escolas rurais incentivando as crianças da comunidade a desenvolver projetos que facilitem a produção rural. Vamos ampliar o turno das escolas rurais, os conhecimentos adquiridos, e poderão dar continuidade ao trabalho que já é feito utilizando técnicas que facilitarão no dia a dia.”

 

Hugo Moreno

“A agricultura é corolária da preservação ambiental. Urge efetivo o zoneamento ambiental da cidade por meio de legislação específica e fiscalização desatrelada da política de clientela. O avanço da especulação imobiliária e da grilagem de terras sobre áreas agricultáveis acarreta desequilíbrio de preços na cadeia produtiva de alimentos, sendo certo que Nova Friburgo integra o cinturão verde de abastecimento do Grande Rio. A política agrária será focada na agricultura familiar. Serão garantidos apoio técnico especializado por meio de convênios com Emater e Embrapa e ostensiva presença de patrulha mecanizada nas estradas vicinais, assim como acesso facilitado ao Pronaf por meio da luta pela instalação de posto de atendimento bancário oficial no Ceasa. Destaque-se o estímulo à compra coletiva de insumos e suprimentos agrícolas, mediante disponibilização de capacidade de armazenamento da Companhia Municipal de Abastecimento, empresa pública criável pelo governo proletário cuja primaz atribuição será a garantia da segurança alimentar da população. A extensão da internet banda larga para a zona rural integra o plano de governo. Na Friburgo Operária, o campesinato terá vez e voz.”

 

Johnny Maycon

“Na nossa gestão nós vamos adotar todas as medidas necessárias para melhorar a prestação de serviço de transporte, saúde, educação e demais áreas. Criaremos mecanismos para ampliar a comercialização da produção agrícola de Nova Friburgo no mercado interno e externo. Daremos suporte logístico para os produtores rurais de Nova Friburgo, apoiando-os no transporte, instruções para regularizações e orientações gerais. Mapearemos todos os pontos críticos das estradas rurais com a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e desenvolveremos o Plano de Manutenção das Estradas, priorizando os pontos mais críticos para receber as devidas intervenções. Apoiaremos e fortaleceremos os eventos já existentes e desenvolveremos uma programação anual de atividades ouvindo as associações rurais, cooperativas e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Apoiaremos e incentivaremos o associativismo e o cooperativismo no campo. Realizaremos mapeamento rural do município, mediante realização de inventário. Apoiaremos e fortaleceremos as cooperativas e associações dos pequenos e médios produtores.”

 

Juvenal Condack

“A nossa zona rural se destaca pela grande área que ocupa e pela diversidade, quantidade e qualidade de produção. A agricultura familiar da serra fluminense (que engloba ainda Teresópolis e Sumidouro) está presente na mesa de cerca de 17 milhões de consumidores, razão pela qual temos que dar atenção especial para quem produz, mas também cuidar da segurança alimentar dos consumidores. Neste sentido, as equipes de saúde da família deverão acompanhar o agricultor e familiares, especialmente na questão da contaminação pelo uso de agrotóxicos. Para garantir a segurança alimentar dos consumidores vamos instalar um laboratório, preferencialmente no Ceasa, para fazer análises do solo e de resíduos no produto. Uma faculdade de agronomia e veterinária complementaria o ensino técnico das escolas agrícolas de Salinas e Vargem Alta, garantindo mais qualidade e menor custo aos agricultores. As estradas vicinais precisam estar permanentemente bem cuidadas para evitar perdas e custos adicionais de transporte. O setor tem grande potencial para adição de valor nos produtos que são comercializados in natura e os subprodutos artesanais de nossa agricultura podem se tornar atrativos para os turistas.”

 

Lucidarlen Novaes

A Zona Rural é de suma importância e relevância para nosso município e sociedade como um todo, e merece toda atenção e suporte para sua subsistência. Vamos estruturar os postos de saúde, para que estes atendam com mais eficiência e qualidade, implantaremos em alguns bairros, o atendimento 24 horas nos postos de saúde e também, no que for possível, ampliar a Estratégia de Saúde da Família, onde enfermeiros qualificados atenderão mensalmente os habitantes daquela região com exames de rotina, vacinação entre outros. Vamos levar o transporte público a lugares que ainda não tem, no que for possível e construir e melhorar os ponto de ônibus. Levaremos iluminação pública a essas regiões, sinalização e acessibilidade. Construiremos novas creches e estruturarmos as já existentes, assim como as escolas municipais, criando mais vagas. Trabalharemos com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para que possam ofertar aos produtores técnicas avançadas a respeito do uso do solo e condições climáticas, trabalharemos juntos das cooperativas nas zonas rurais, vamos melhorar as condições das vias e/ou pavimentar outras para escoamento dos produtos e expandir o circuito turístico rural.” 

 

Mariozam da Rádio

“Tenho a proposta de pavimentar todas as estradas para o escoamento agrícola, dando acesso aos produtores com maior rapidez e segurança no transporte dos produtos para a venda e também para a conservação dos carros que fazem esse transporte. Dar qualidade também no transporte com as linhas de vans que irão circular dentro dos bairros e pequenas comunidades interligando aos terminais de integração que serão criados para acolher a todos os usuários do transporte público. Os postos de saúde funcionarão com toda estrutura: médicos, enfermeiros, ambulância, motorista e a informatização para o atendimento 24 horas, pois os primeiros socorros deverão acontecer no posto de saúde 24 horas da localidade. Todas as escolas terão acesso à internet e serão adequadas para o atendimento na educação das crianças, jovens e adultos. As escolas de mais difícil acesso, onde profissionais apresentam muita dificuldade para chegar a escola, terão um veículo para assistir não só aos profissionais mas também o socorro imediato a alunos se acaso necessitar. A compra de produtos da agricultura para abastecer as escolas municipais, dar boa estrutura aos feirantes da agricultura familiar fortalece a agricultura.”

 

Renato Bravo

“A Secretaria de Agricultura realizou, entre 2017 a 2020, um trabalho focado no fortalecimento de um segmento econômico e social da mais alta importância para o município, que é o agronegócio. Nova Friburgo apresenta um cenário otimista e promissor pelo significativo papel na produção alimentar e pela diversidade de insumos produzidos. A pandemia proporcionou o aumento da necessidade da produção de alimentos e rendeu frutos ao produtor rural. A prefeitura apoiou os produtores na compra de 34.351 mil kits da agricultura familiar, para os alunos da rede pública de ensino. Agora, 50% da merenda escolar são comprados da agricultura familiar friburguense, e 160 famílias foram beneficiadas com cerca de R$ 5 milhões em contratos assinados. Fizemos uma ação junto à Secretaria Municipal de Agricultura, que recuperou mais de cem quilômetros de estradas rurais, com material, máquinas e infraestrutura de drenagem, a fim de criar facilitadores para o escoamento da produção. Em Salinas construímos uma grande galeria de águas pluviais. Além disso, o início das obras para a transferência da feira de Olaria para o espaço da Smomu (Secretaria de Mobilidade Urbana) trará mais estrutura e conforto.”

 

Sérgio Louback

“Eu sou representante dos agricultores de Nova Friburgo. Conheço as vocações e necessidades que possuímos para deslancharmos com todo o potencial. Nova Friburgo possui 340 quilômetros de estradas vicinais, a maioria sem asfalto completo ou em péssimas condições de preservação, e as poucas linhas e horários de transportes disponíveis tornam tudo mais difícil. Por isso, cuidaremos das estradas e de suas sinalizações. Investiremos em aplicativos que ajudem o gerenciamento das atividades, redução de custos e aumento da produtividade. Trabalharemos pra facilitar o custo e a qualidade de acesso e conexão à internet. Traremos para o 3º distrito a graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio. Implementaremos cooperativas para mulheres rurais, que promovam seu desenvolvimento e crescimento econômico, evitando o desperdício de alimentos. Promoveremos uma cozinha comunitária do Ceasa com entrega aos trabalhadores na roça, evitando seus deslocamentos. Investiremos no turismo rural e vamos solicitar a Caixa Econômica Federal, caixas eletrônicos. Ampliaremos os atendimentos médicos com UBS 24 horas em Conquista. Mais detalhes estão em meu site: sergiolouback.com.br”.

 

Silvia Faltz

“Uma coisa é o foco no fortalecimento das atividades agrícolas. Temos mais de três mil produtores rurais, 80% deles focados na agricultura familiar, produzindo cerca de 68 mil toneladas ano, e faturando anualmente uma média de R$ 124 milhões. É fundamental fortalecer e ampliar essa cadeia produtiva, garantindo melhores condições para o estoque ou armazenamento desta produção da agricultura familiar (construção de armazéns ou galpões coletivos), e de seu escoamento (manutenção de estradas vicinais). Investir na mudança da cultura agrícola, estimular a agroecologia, combater o uso de agrotóxicos, defender a produção de alimentos saudáveis. Ampliar a assistência técnica e extensão rural para as famílias que queiram fazer a transição agroecológica. Aquisição de alimentos e produtos locais da agricultura familiar para as redes públicas de educação e saúde. Outra coisa é tratar os distritos rurais com o mesmo apuro e carinho que o Centro, dotando tais distritos da infraestrutura básica nos serviços públicos essenciais, como educação, saúde, limpeza urbana, água e saneamento, iluminação, cultura e arte, transporte (estradas vicinais, qualidade no serviço de transporte público). Nasci, vivi e continuo morando em Lumiar.”

 

Wanderson Nogueira

“No meu governo a prefeitura se tornará grande parceira da agricultura. Cuidarei com todo zelo das estradas vicinais. Teremos patrulhas mecanizadas bem equipadas para atender o produtor rural de forma rápida e barata. A compra de alimentos da prefeitura será feita integralmente junto aos produtores locais. Vamos fazer a Festa das Flores em Vargem Alta e do Produtor em Conquista, de caráter permanente no calendário oficial da cidade. Será disponibilizado treinamento e crédito de até R$ 3 mil, com juros próximos de zero, para o agricultor empreender no processamento ou semi processamento de sua produção, gerando maior valor agregado. Além disso, vamos criar a incubadora de negócios rurais, que em parceria com universidades, oferecerá suporte e orientação para a transformação dos produtos in natura em outros produtos para agregar valor à produção e aumentar a renda do produtor rural e o Vale Feira, que irá ajudar na alimentação saudável de nossa população e gerar mais renda. Usarei toda força da prefeitura para, em conjunto com as associações e cooperativas de Nova Friburgo, ampliar e melhorar os espaços de venda direta do produtor friburguense na Ceasa do Rio de Janeiro e na Cadeg.”

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições