2024 é ano bissexto: entenda o que muda e por que o calendário 'pula' um dia

O fato de fevereiro ter 29 dias serve para 'compensar' a 'sobra' dos anos
quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O ano de 2024 não tem exatos 365 dias, pois de quatro em quatro anos, é preciso compensar uma defasagem. Por isso, neste ano, fevereiro tem 29 dias. Mas quais os impactos desse dia a mais no calendário?

Na prática, o ano bissexto faz o calendário "pular" um dia. Assim, datas que caíram numa quarta-feira durante 2023 e que cairiam em quintas-feiras neste ano, passam para a sexta-feira, como ocorre agora em 2024. Não por acaso, 2024 será bem mais econômico em relação a feriados prolongados: enquanto 2023 teve 11 no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, quase metade dos feriados, em 2024, cairá em fins de semana.

A existência de anos bissextos tem um “autor” principal: o papa Gregório XIII. Foi ele quem estabeleceu o calendário que utilizamos, chamado de “gregoriano”, que dita que uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol, é o equivalente ao transcurso de um ano. Porém, o Planeta Terra leva um pouco mais de um ano para contornar a estrela: são 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de dois mil anos, deram a solução para o problema: o que sobra é acumulado durante quatro anos formando assim os anos bissextos. Caso contrário, em 372 anos, haveria um atraso de três meses entre o "ano civil" (que tem duração de 365 dias) e o ano solar, correspondente ao movimento de translação da Terra ao redor do sol.

Mas por que em fevereiro?

O fato deste dia a mais ser em fevereiro tem outro responsável: Júlio César, o imperador romano. Foi ele que, em 46 a.C., reformulou a contagem do tempo e instituiu o calendário juliano. Nele, o último mês era fevereiro, mas o “bônus” do dia a mais não era adicionado depois do último dia do ano, e sim no sexto dia antes do mês de março, que era contado duas vezes. Por isso, “bissexto”.

E quem nasce em 29 de fevereiro?

Os aniversariantes de 29 de fevereiro não precisam esperar quatro anos para comemorar o aniversário: eles podem celebrar a data em 28 de fevereiro ou em 1º de março. No entanto, a DNV (Declaração de Nascido Vivo) proíbe registrar o nascimento em uma data diferente da correta. Isso porque todos os brasileiros devem ter o dia, mês, ano, lugar e horário exatos em seu registro. A alteração, aliás, é crime. (Com informações de O Globo)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: