Veranico em grande parte do Brasil compromete vendas de agasalhos

Aposta dos lojistas é que movimento melhore a partir deste fim de semana com a previsão da chegada de uma frente fria
quarta-feira, 26 de junho de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

As vendas de roupas de frio estão bem abaixo do esperado este ano por causa do veranico que tem elevado as temperaturas nas últimas semanas em grande parte do Brasil. O inverno chegou, oficialmente, há exatamente uma semana, mas o frio não veio com ele. Cidades litorâneas como a capital fluminense e Cabo Frio, na Região dos Lagos, têm registrado praias cheias nos últimos dias com sol e termômetros acima dos 30 graus, cenas típicas de verão. Já em Nova Friburgo, as temperaturas baixas marcam presença, principalmente durante as noites e madrugadas, mas não se aproximam dos invernos de anos anteriores, com o registro na cidade de temperaturas negativas. 

Com o veranico, quem vem amargando prejuízo é o comércio especializado em agasalhos e cobertores. As vendas do setor, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) estão aproximadamente 4% mais baixas este ano em comparação com o inverno de 2023.    

Segundo os lojistas, o último inverno rigoroso que garantiu boas vendas foi em 2022. No ano passado, houve queda de 20% nos grandes centros varejistas do Brasil, como o Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Para este ano, os comerciantes mudaram a estratégia para não perder estoques. No lugar de tecidos pesados, peças mais leves, mas que podem ser usadas para um friozinho menos intenso.

"A mudança climática é uma realidade, não tem jeito, então nós tentamos evitar perdas grandes de estoque e tentar trabalhar com produtos mais adequados", observa um lojista entrevistado para a pesquisa da CNC. 

Em Nova Friburgo, artesãos da tradicional feirinha da Praça Getúlio Vargas, a FriArte, que acontece nos fins de semana, amargam também a redução nas vendas de artigos de lã, como meias, cachecóis, gorros e luvas, todos feitos manualmente, por causa do veranico. “A maioria dos clientes que procuram esses produtos são turistas e como no Rio e em outras regiões tem feito calor, as vendas estão menores, mas o inverno está só começando, pode ser que o frio ainda chegue e as vendas melhorem um pouco”, torce um artesão da feirinha da praça.      

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Expectativa de vendas derretida pelo calor 

Segundo pesquisa do Instituto Inteligência de Mercado (Iemi), concluída em abril, o varejo brasileiro de vestuário previa movimentar um volume de 2,1 bilhões de peças nessa temporada de outono-inverno, um aumento de 2,8% sobre o resultado atingido em 2023. O faturamento previsto é de R$ 99,6 bilhões, alta de 5,5%.

Previsão de queda nas temperaturas e chuva no domingo 

No Sudeste brasileiro, o tempo seco e as temperaturas elevadas ainda devem predominar nesta quinta-feira, 27, mas a aproximação de uma frente fria deve mudar o tempo no fim de semana com queda brusca de temperatura e chuva em grande parte do estado do Rio, principalmente no litoral. Em Nova Friburgo, segundo o Climatempo, as temperaturas nesta quinta-feira, entre 12 e 21 graus e entre 13 e 22 na sexta-feira, 28, e no sábado, 29, sem previsão de chuva. Já no próximo domingo, 30, o dia deverá ser chuvoso com mínima de 13 e máxima de 16 graus. (Fontes: O Globo, SBT News e Climatempo)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: