No último fim de semana, uma denúncia sobre o uso indevido de uma van da Secretaria Municial de Saúde de Nova Friburgo ganhou as redes sociais. Em um vídeo, a advogada Dayviane Garcia informou que recebeu de seguidores dela imagens e fotos de uma van da Secretaria de Saúde de Nova Friburgo em Cabo Frio. “Essa van chegou na sexta-feira, 24, e não se sabe o que esse veículo está fazendo lá. Parece que muitas pessoas que viajaram nessa van estão em uma casa, onde há festa e churrasco”, denunciou ela.
O vídeo mostrava ainda a van placa RJT0F39, com adesivos da Prefeitura de Nova Friburgo e da Secretaria de Saúde, estacionada em um terreno na cidade litorânea. Davyane informou que recebeu o vídeo e as fotos no domingo, 26, por volta das 13h e imediatamente fez a denúncia depois de receber o material de um seguidor, morador de Cabo Frio. A advogada informou ainda que a van estava na localidade de Unamar, no distrito de Tamoios.
“Quando recebi os vídeos e as fotos do meu seguidor fiquei abismada e ao mesmo tempo triste em saber como estão sendo utilizados os recursos que provém dos nossos impostos. Achei que toda população deveria saber do absurdo que estava acontecendo, por isso decidi denunciar nas redes sociais pois sabia que teria grande repercussão e o poder público teria que se manifestar”, explicou ela.
No início da tarde de domingo, 26, a prefeitura se pronunciou sobre a denúncia, publicando nota informando que “o Executivo não possuía a ciência a respeito do uso de uma van da saúde para fins pessoais por parte de um funcionário. Após denúncias, a pasta solicitou que um motorista buscasse o veículo imediatamente. A Secretaria de Saúde informou também que o servidor responsável sofrerá as devidas medidas cabíveis e será desligado de suas funções.”
Em nota, a prefeitura informou que as denúncias foram devidamente apuradas e, como se tratava de servidor comissionado (foi dada ciência a ele da irregularidade via memorando). O servidor foi exonerado. A nota ainda informou que “além disso, o Executivo Municipal também enviou memorando a todas as secretarias, subsecretarias e subprefeituras informando e alertando que qualquer apuração de uso indevido de veículos, cujas irregularidades sejam de fato constatadas, o(s) responsável(eis) será(ão) punido(s) com rigor.”
Sobre a responsabilidade, utilização e registro de uso do veículo flagrado em Cabo Frio, a prefeitura disse que “a van é utilizada para os serviços de saúde da Subsecretaria de Atenção Básica. Ela ficava sob o poder da coordenação da frota. Por fim, informa que existe uma planilha onde os funcionários registram as viagens realizadas pelo veículo.”
Silva Jardim: Van contratada pela prefeitura também foi usada para passeio
Há aproximadamente um mês, vereadores de Silva Jardim, na Baixada Litorânea, denunciaram o uso de uma van, contratada exclusivamente para uso da Secretaria de Saúde do município, em viagem a passeio. De acordo com o vídeo da denúncia, o veículo foi usado para levar e buscar o então secretário de Esportes do município, Rodrigo Resende, e mais um grupo de pessoas ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde embarcaram para passeio em Santa Catarina.
Na época, a Prefeitura de Silva Jardim informou que processos administrativos foram abertos e que o secretário de Esportes e o diretor de Transportes foram afastados dos cargos. No último dia 1º, a Câmara de Vereadores de Silva Jardim aprovou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar uso indevido da van.
Deixe o seu comentário