Vale-transporte. Fricard anuncia o fim de suas atividades

Sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus será assumido integralmente por consórcio liderado pela Riocard, que venceu licitação no ano passado
terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

A empresa que opera os cartões vales-transporte utilizados nas linhas urbanas da empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) anunciou em redes sociais que irá encerrar suas atividades a partir desta sexta-feira, 28. O serviço de bilhetagem eletrônica nos ônibus do município passará a ser assumido integralmente pelo consórcio Mais Friburgo, liderado pela empresa Riocard Tecnologia da Informação, e formado ainda pela empresa Prodata Mobility Brasil. O consórcio venceu a licitação do serviço no ano passado pelo prazo de 48 meses por R$ 14,65 milhões. Por ano, o consórcio irá receber R$ 3,66 milhões. 

A Fricard anunciou que, a partir desta sexta-feira, não poderão mais ser feitas recargas nos seus cartões. O saldo disponível, no entanto, poderá ser utilizado nos ônibus até 31 de maio. A partir de 1º de junho, os cartões Fricard não serão mais aceitos nos ônibus e a Riocard passará a operar o serviço integralmente no município. 

Para os usuários dos ônibus da Faol, nada vai mudar operacionalmente. A medida que os saldos dos cartões Fricard forem acabando, as empresas que oferecem o vale-transporte aos seus funcionários e os usuários que têm os cartões expressos deverão fazer a migração para os cartões da Riocard. A primeira via dos cartões será gratuita. A empresa, inclusive, tem uma loja em Nova Friburgo, na Rua Ernesto Brasílio, para atendimento aos usuários. Quem já tem os cartões Riocard pode continuar utilizando-os normalmente nos ônibus da Faol.    

Com a mudança da empresa responsável pela bilhetagem eletrônica nos ônibus de Nova Friburgo, benefícios como a integração total em qualquer ponto de parada e gratuidades para idosos acima de 65 anos e estudantes da rede pública continuarão sendo oferecidos normalmente.

Uma licitação marcada por polêmicas 

O resultado da licitação da bilhetagem eletrônica nos ônibus de Nova Friburgo (pregão 157/2023) foi publicado pela prefeitura em edição extra do seu Diário Oficial eletrônico, na internet, no dia 4 de dezembro de 2024. A licitação, no entanto, foi realizada em setembro do ano passado e teve a Riocard como vencedora, mas a empresa Friburgo Tecnologia da Informação e Administradora de Cartões e Benefícios (Fricard), que participou do certame, acionou a Justiça com pedido de tutela provisória de urgência contra a Prefeitura de Nova Friburgo. 

Na ocasião, a Fricard alegou supostas irregularidades no edital do pregão eletrônico. Com isso, a licitação foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Conforme A VOZ DA SERRA publicou, na época, a Fricard apontou vícios no edital da licitação, como a exigência de número superior de atestado de qualificação técnica acima do quantitativo contratado, quando o máximo permitido é de 50%, e o exigido foi de 108%, por exemplo, entre outras inconsistências.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: