O Ministério da Saúde recomendou, no último dia 15, que a vacinação contra a Covid-19 fosse disponibilizada pelos estados e municípios também às crianças de 3 e 4 anos, que deverão receber duas doses da Coronavac. A decisão aconteceu depois da autorização do uso do imunizante pelos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A partir de hoje, as crianças de 4 anos já podem receber a primeira aplicação em Nova Friburgo, nos postos de saúde.
A prefeitura informou, através de nota, que tem em estoque, aproximadamente, três mil doses da Coronavac destinadas para a primeira aplicação em crianças dessa faixa etária. A nota ainda informa que “dependendo do número vacinas aplicadas em crianças de 4 anos de idade e da quantidade de doses que chegarem ao município, a Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar a vacinação para crianças de 3 anos.”
Diferente do público entre 5 e 12 anos, que recebem doses diferenciadas da Pfizer, as crianças de 3 e 4 anos vão receber o mesmo imunizante da Coronavac destinado aos adultos. O intervalo entre a primeira e a segunda dose também deve ser de 28 dias para essa faixa etária.
Menor risco de internações para os vacinados
De acordo com o Ministério da Saúde, a aprovação da vacina as crianças menores de 5 anos foi baseada em alguns estudos. Um deles, feito no Chile, mostrou efetividade de 55% da Coronavac contra a hospitalização de crianças que testam positivo para a Covid-19. Além disso, as crianças que participaram dos estudos clínicos apresentaram maior número de anticorpos e menos reações à vacina em relação aos adultos. No Brasil, dados mostraram que reações graves após a vacinação foram consideradas raras e raríssimas.
De acordo com secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcos Vinicius Dias, todas as vacinas têm um risco potencial de efeitos colaterais. “Felizmente os efeitos que foram registrados com a Coronavac são eventos leves”, sustenta, acrescentando que a vacina foi chancelada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é uma agência de estado, o que traz a segurança de que ela é efetiva. “De modo que não vale a pena correr o risco de não vacinar com medo de um eventual efeito adverso”, disse.
Segundo ele, o país tem disponível 1,2 milhão de doses de Coronavac para imunização de crianças de 3 e 4 anos. “Caso seja necessário, doses podem ser realocadas para suprir as demandas de estados com mais carência e novos lotes poderão ser adquiridos. “Ninguém vai ficar sem vacina”, garantiu.
Onde vacinar as crianças
A aplicação da Coronavac nas crianças de 4 anos acontecerá hoje nas salas de vacinação dos postos de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, das 8h às 18h. Já nos postos Waldyr Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo, das 8h às 16h. Os documentos necessários são carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação atualizada.
Baixa adesão de crianças entre 5 e 12 anos
Para as crianças entre 5 e 12 anos, foi liberada a vacina pediátrica da Pfizer. Desde janeiro, o imunizante tem sido ofertado para esse público. Mas a adesão tem sido baixa em Nova Friburgo, seguindo o que acontece em todo o Brasil. De acordo com a prefeitura, são aproximadamente 30 mil crianças nessa faixa etária e 12.013 receberam a primeira dose do imunizante, o que representa apenas 40,04% do público alvo. A segunda dose foi aplicada em 8.481 crianças com essas idades, o que corresponde a 28,27% do público.
Deixe o seu comentário