Vacina contra a Covid: chegou a vez das crianças com 4 anos

A partir desta sexta, pequenos dessa idade já podem receber a primeira dose da Coronavac
quinta-feira, 21 de julho de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Vacina contra a Covid: chegou a vez das crianças com 4 anos

O Ministério da Saúde recomendou, no último dia 15, que a vacinação contra a Covid-19 fosse disponibilizada pelos estados e municípios também às crianças de 3  e 4 anos, que deverão receber duas doses da Coronavac. A decisão aconteceu depois da autorização do uso do imunizante pelos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A partir de hoje, as crianças de 4 anos já podem receber a primeira aplicação em Nova Friburgo, nos postos de saúde.            

A prefeitura informou, através de nota, que tem em estoque, aproximadamente, três mil doses da Coronavac destinadas para a primeira aplicação em crianças dessa faixa etária. A nota ainda informa que “dependendo do número vacinas aplicadas em crianças de 4 anos de idade e da quantidade de doses que chegarem ao município, a Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar a vacinação para crianças de 3 anos.”

Diferente do público entre 5 e 12 anos, que recebem doses diferenciadas da Pfizer, as crianças de 3 e 4 anos vão receber o mesmo imunizante da Coronavac destinado aos adultos. O intervalo entre a primeira e a segunda dose também deve ser de 28 dias para essa faixa etária.

Menor risco de internações para os vacinados 

De acordo com o Ministério da Saúde, a aprovação da vacina as crianças menores de 5 anos foi baseada em alguns estudos. Um deles, feito no Chile, mostrou efetividade de 55% da Coronavac contra a hospitalização de crianças que testam positivo para a Covid-19. Além disso, as crianças que participaram dos estudos clínicos apresentaram maior número de anticorpos e menos reações à vacina em relação aos adultos. No Brasil, dados mostraram que reações graves após a vacinação foram consideradas raras e raríssimas.

De acordo com secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcos Vinicius Dias, todas as vacinas têm um risco potencial de efeitos colaterais. “Felizmente os efeitos que foram registrados com a Coronavac são eventos leves”, sustenta, acrescentando que a vacina foi chancelada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é uma agência de estado, o que traz a segurança de que ela é efetiva. “De modo que não vale a pena correr o risco de não vacinar com medo de um eventual efeito adverso”, disse.

Segundo ele, o país tem disponível 1,2 milhão de doses de Coronavac para imunização de crianças de 3 e 4 anos. “Caso seja necessário, doses podem ser realocadas para suprir as demandas de estados com mais carência e novos lotes poderão ser adquiridos. “Ninguém vai ficar sem vacina”, garantiu.

Onde vacinar as crianças 

A aplicação da Coronavac nas crianças de 4 anos acontecerá hoje nas salas de vacinação dos postos de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria, e Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, das 8h às 18h. Já nos postos Waldyr Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, e José Copertino Nogueira, em São Geraldo, das 8h às 16h. Os documentos necessários são carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação atualizada.

Baixa adesão de crianças entre 5 e 12 anos

Para as crianças entre 5 e 12 anos, foi liberada a vacina pediátrica da Pfizer. Desde janeiro, o imunizante tem sido ofertado para esse público. Mas a adesão tem sido baixa em Nova Friburgo, seguindo o que acontece em todo o Brasil. De acordo com a prefeitura, são aproximadamente 30 mil crianças nessa faixa etária e 12.013 receberam a primeira dose do imunizante, o que representa apenas 40,04% do público alvo. A segunda dose foi aplicada em 8.481 crianças com essas idades, o que corresponde a 28,27% do público.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina