Uso de internet aumenta 40% durante a quarentena do coronavírus

Também houve aumento nos serviços de entrega em domicílio de supermercados e restaurantes
terça-feira, 24 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Delivery em Friburgo em um dia normal (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Delivery em Friburgo em um dia normal (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Segundo as operadoras de telefonia, o tráfego de internet banda larga fixa no Brasil aumentou 40% nos três primeiros dias de quarentena por causa do coronavírus. De acordo com a Vivo, Claro, TIM e Oi, os picos de consumo chegam a ser 15% maiores. Normalmente, os picos ocorrem pela manhã e à noite, enquanto ao longo do dia a ociosidade chega a 80%.

 A preocupação é que atinjam pico entre 150% e 200%, o que provocaria a falência da rede. Na Europa, os governos pediram para serviços de streaming, como a Netflix, reduzissem o tráfego de vídeos em alta definição para não sobrecarregar a rede.

Delivery em alta

O isolamento voluntário tem sido uma medida consciente e que está sendo estimulada pelas autoridades de saúde para contenção do avanço do coronavírus. Com isso, o delivery cresce como opção para os consumidores. Em Nova Friburgo, redes de supermercados e restaurantes já estão aderindo a esta modalidade. 

Com um movimento menor nas ruas, a expectativa é que os serviços de entrega em domicílio ou retiradas das refeições nos restaurantes aumentem significativamente, abrindo um novo mercado para os estabelecimentos que ainda não atuam nestes segmentos.

O iFood, a maior plataforma de entregas de alimentos no país, informou que, nos dias 13 e 14, houve crescimento de 73% nos pedidos de produtos de padaria, congelados fit, sorvetes, açaí e tapioca. Esse cálculo foi feito comparando-se a demanda desses itens, sob o nome de “novas ocasiões”, com a de outras sextas-feiras e sábados de 2020.

A procura por materiais de limpeza e álcool gel teve crescimento de 435% em relação à semana anterior das datas citadas. Peixes enlatados subiram em 91% nas buscas. O iFood relata que ainda é cedo para afirmar que o aumento dos pedidos se deve à pandemia, já que as taxas são consolidadas mês a mês. A empresa divulgou que vai destinar R$ 1 milhão a um fundo de solidariedade, gerido pela ONG Ação Cidadania, que deve beneficiar entregadores que venham a contrair o vírus e tenham de ficar em quarentena. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra