Urbanismo: planejando as cidades do futuro

Tema é tão importante que ganhou até uma dia mundial dedicado a ele - 8 de Novembro
sábado, 06 de novembro de 2021
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Nesta edição abordamos um tema relevante, apropriado para os tempos que estamos vivendo: urbanismo, que tem até data mundial para ser discutido — 8 de Novembro. Do que se trata? Segundo o Wikipédia “urbanismo é uma disciplina e uma técnica relacionadas com o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade. Sua definição, porém, varia de acordo com a época e lugar”. 

Bom, uma cidade planejada é aquela construída a partir de um projeto detalhado por profissionais especializados, como arquitetos, engenheiros e urbanistas, visando minimizar os problemas comuns aos processos de urbanização e levar mais qualidade de vida aos moradores, comerciantes e todos que se relacionam com a cidade.

Assim, as necessidades são operacionalizadas e os espaços e funções urbanos são ordenados de modo racional. O planejamento atua sobre os usos da cidade, suas construções e projeta seu crescimento, em conjunto com outras políticas públicas, como infraestrutura, saúde, transporte e educação.

Uma cidade planejada traz uma série de vantagens a todos que se relacionam com aquele espaço. Em geral, ela é construída em uma área com grande potencial de desenvolvimento, interligada à área urbana, transformando esse espaço em um vetor de crescimento. Como foi o caso de Brasília, por exemplo, construída para desenvolver o Centro-Oeste do país. Ou Salvador (foto de capa), primeira sede do Governo Geral do Brasil, concebida para ser uma espécie de “cidade-fortaleza”, com viés administrativo e militar, há 500 anos.

A matéria de capa é a entrevista com a arquiteta e urbanista friburguense Núbia Gremion, com a qual temos a oportunidade de aprender e melhor entender o assunto — agora, ainda mais complexo devido as questões climáticas — através da visão de uma profissional que fala com propriedade e clareza, tanto para nós, os leigos, como para os profissionais da área. Enfim, uma leitura pertinente e atraente para qualquer tipo de leitor.

Aproveite e bom fim de semana!

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: