UFF disponibiliza laboratório para testes de Covid-19 em Friburgo

Resultados sairão em até 48 horas e vão agilizar combate ao coronavírus
quarta-feira, 29 de abril de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
UFF disponibiliza laboratório para testes de Covid-19 em Friburgo

Uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense (UFF) pode proporcionar ao município de Nova Friburgo mais agilidade nas análises dos testes de coronavírus a partir da próxima semana. A universidade ofereceu à prefeitura apoio na realização de exames de moradores do município, com a disponibilização de laboratórios e profissionais especializados. O objetivo é ajudar a reduzir o tempo de espera pelos resultados, que, atualmente, podem chegar a 15 dias. Na UFF, a resposta dos testes pode ser liberada em até 48 horas.

Segundo o professor de genética do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), Vinícius Pascoal, a UFF entrou em contato com as prefeituras de todas as cidades onde tem campus para uma parceria. A universidade conseguiu do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), que faz diagnóstico de Covid-19, uma autorização para fazer esses diagnósticos nos laboratórios de pesquisas da universidade.

“O teste mais específico que é o RT-PCR, a maioria dos laboratórios de pesquisa de biologia molecular possuem os equipamentos necessários que são cabines biológicas classe 2 para manusear as amostras dos pacientes e um PCR em tempo real. A UFF se propõe a fazer isso em Friburgo, mas não temos todos esses equipamentos ainda e estamos tentando conseguir”, informou Vinícius.

Segundo o professor, fazer a análise das amostras na cidade pode reduzir de 15 para no máximo dois dias de espera pelo resultado e com isso, trazer mais agilidade no enfrentamento à doença. “Atualmente, o município manda para o Lacen-RJ, no Rio de Janeiro, cerca de dez amostras diárias para teste e demora muito para processar porque o laboratório tem recebido mais de 800 amostras diárias e não consegue dar conta de tudo isso. Por isso o Lacen começou a buscar parceiros, assim como fez em São Paulo, com o Instituto Butantã, USP, Unicamp e Unesp. A ideia é conseguir fazer no campus de Nova Friburgo o diagnóstico para os pacientes da cidade e região. Acreditamos que o laudo fique pronto de 24 a 48 horas no máximo”, projetou o professor.

Dos 47 casos confirmados até o momento em Nova Friburgo, 15 pacientes estão curados, de acordo com as informações do boletim divulgado pela prefeitura na última segunda-feira, 27. Apesar da boa notícia, o professor Vinícius faz um alerta com relação aos casos de recuperação. Segundo ele, as análises feitas em Friburgo vão permitir um acompanhamento melhor dos pacientes curados. “Inicialmente, seriam só diagnósticos dos pacientes de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, mas posteriormente poderia ser estendido para os profissionais da área de saúde. Existem casos em que a pessoa tem o vírus, se cura, não apresenta mais sintomas, mas continua sendo um agente transmissor. O ideal é que esses pacientes, mesmo depois do restabelecimento clínico fossem testados novamente para saber se eles pararam de contaminar as pessoas com quem eles entram em contato”, observa Vinícius.

Buscando mais estrutura

Enquanto o campus da UFF em Nova Friburgo não fica apto para realizar essas análises Vinícius planeja que as amostras colhidas na cidade sejam enviadas para a sede da universidade em Niterói. “Nós já começamos a buscar as parcerias para conseguir a estrutura necessária aqui em Friburgo e enquanto isso a UFF Niterói já se prontificou em receber essas amostras para emitir o laudo de maneira mais ágil, assim a prefeitura e a Secretaria de Saúde podem se planejar e dar um atendimento mais adequado aos pacientes. A UFF Niterói vai começar a processar os dados das amostras na próxima semana e assim que tivermos a estrutura montada em Friburgo, poderemos fazer esses laudos. No caso de uma volta às aulas, faremos testes com os profissionais de educação e assim sucessivamente, de acordo com os recursos que a prefeitura disponibilizar”, completou Vinícius.

Chegada de novos testes

Na última semana, em entrevista exclusiva para A VOZ DA SERRA, o secretário de saúde de Nova Friburgo, Marcelo Braune, anunciou a chegada de novos testes ao município até o final deste mês. De acordo com o secretário, o município aguarda 700 testes de Covid-19. Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria de Saúde está agendando a retirada na central de abastecimento e criando o protocolo de uso. O protocolo será realizado de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra