A equipe Tucanus, composta por 12 alunos do Senai de Nova Friburgo, vai representar o município na maior competição de robótica educacional do Brasil: o 5º Festival Sesi de Robótica, que acontece na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, entre os próximos dias 15 e 18. Mais de dois mil estudantes de escolas da rede Sesi-Senai, públicas e privadas dos 27 estados brasileiros estarão reunidos em um evento gratuito e aberto ao público.
Os competidores, com idade entre 9 e 19 anos, irão a Brasília depois de vários meses dedicados à programação e à construção de robôs e ao desenvolvimento de projetos sociais e de inovação para apresentar e competir com as suas criações. A equipe friburguense participa na modalidade FRC (First Robotics Competition), categoria mais complexa, onde alunos do ensino médio constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 55 quilos e têm mais de 1,5 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena. Esse é o primeiro ano em que o Brasil realiza uma etapa classificatória para o mundial, em Houston, nos Estados Unidos.
A competição é consolidada no exterior, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy e Toyota, que utilizam o torneio para identificar talentos. Serão 520 estudantes, de 44 equipes (três equipes da Colômbia, nove de escolas públicas, três de escolas particulares e 29 das escolas Sesi e do Senai).
“O nosso desafio nesta temporada foi criar uma garra mecânica como se usa na indústria para manipular objetos de jogo. A nossa equipe está se preparando bastante desde o ano passado, estamos empolgados com todas as possibilidades que a competição vai nos trazer, mas especialmente, por poder vivenciar na prática toda essa preparação e também experienciar a oportunidade de estar em outro estado, com pessoas de todos os cantos do país que vão enriquecer ainda mais o aprendizado”, conta Sâmella Leal, instrutora do Senai-Sesi e coordenadora técnica da equipe.
“A robótica, dentro da Educação Básica, é a nova competência para o futuro das crianças e profissionais. Nossa atuação nessa área está dentro do que acreditamos sobre a importância da metodologia Steam, que é uma estratégia que, com certeza, fará enorme diferença no futuro desses profissionais, especialmente para aqueles que vão trabalhar na indústria. Por meio das soft skills, esses jovens são estimulados a pensar sobre suas responsabilidades, tarefas, gestão de projetos, espírito de equipe, a lidar com frustrações e com a competitividade. E, mais do que uma competição, no ambiente da educação profissional, no Senai, a robótica representa ainda soluções para o setor industrial. Então, desde o ensino fundamental até o curso técnico, ela tem papel fundamental para a formação a aprendizagem”, resume o diretor executivo do Senai-Sesi, Alexandre dos Reis.
Seminário internacional
O 5° Festival de Robótica do Sesi também realizará na próxima quinta-feira, 16, e sexta, 17, o Seminário Internacional Sesi-Senai de Educação, um evento gratuito que vai reunir especialistas de Educação. Além disso, durante toda a programação, o Sesi Lab vai oferecer oficinas de livre experimentação gratuitas para todos os públicos.
Deixe o seu comentário