TJD do Rio mantém liminar e Carioca 2021 terá 18 clubes

Todos os clubes foram consultados sobre a situação, e o Friburguense, por exemplo, se colocou a favor da anulação das quedas
quinta-feira, 16 de julho de 2020
por Vinicius Gastin
Nova Iguaçu e Cabofriense conseguem se manter na elite, e devem ser adversários do Frizão na Seletiva
Nova Iguaçu e Cabofriense conseguem se manter na elite, e devem ser adversários do Frizão na Seletiva

O Campeonato Carioca de 2020 conheceu o grande campeão na noite desta quarta-feira, 15, mas outras definições importantes aconteceram fora das quatro linhas. E elas envolvem o destino do Friburguense na edição do próximo ano. O pleno do TJD do Rio de Janeiro manteve a liminar que garantia a Cabofriense e o Nova Iguaçu na Série A do Estadual. No julgamento, foram cinco votos a favor da permanência das equipes na primeira divisão, retirando o rebaixamento desse ano.

Portanto, somando os dois times que irão conquistar o acesso na Série B1, o Estadual deverá ser disputado por 18 clubes em 2021, entre fase seletiva e final. Todos os clubes foram consultados sobre a situação, e o Friburguense, por exemplo, se colocou a favor da anulação das quedas, desde que fossem respeitados os direitos adquiridos por quem já estava garantido na elite. O procurador-geral da Ferj, Sandro Trindade, garantiu que todas as equipes jogarão o campeonato de 2021.

“A Ferj entende o momento de exceção. Por isso está atenta a cumprir qualquer decisão desse tribunal e vai fazer com que todos que tenham direito de participar da Série A em 2021. Aqueles da Série B1 e os participantes deste ano, do primeiro ao 16º colocado. A Ferj garante que todos vão participar e o regulamento vai ser adaptado para abranger, sem prejuízo daqueles que vierem da B1”, disse Trindade.

Ainda segundo o dirigente, a Federação terá mais mobilidade para alterar o regulamento, por conta do rompimento de contrato do torneio com a TV Globo. “A Ferj conseguirá ter maior mobilidade para fazer as modificações necessárias”, completou.

O procurador-geral do TJD-RJ, André Valentim, afirmou que iria solicitar acórdão do resultado do julgamento e o submeteria ao STJD. Segundo ele, era preciso “segurança jurídica”, e por esse motivo, pediria análise do tribunal superior. Detalhes como regulamento, data de início da Seletiva e outros ainda serão definidos.

Como A VOZ DA SERRA mostrou em reportagem recente, Nova Iguaçu e Cabofriense entraram na Justiça para tentar cancelar o descenso em função da pandemia do novo coronavírus. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ) havia concedido liminar na última semana para impedir que a Ferj homologasse as quedas.

Os clubes alegaram prejuízos econômicos, financeiros e técnicos por causa da pandemia, e o TJD intimou os demais 14 times do Campeonato Carioca para ouvir a opinião de todos no prazo de 48 horas. A Ferj também se manifestou.

A Cabofriense teve a queda para a Seletiva após terminar a fase principal na lanterna da classificação geral, com apenas três pontos em 11 jogos disputados, tendo conseguido sua única vitória no jogo contra o Vasco em São Januário. Por sua vez, o Nova Iguaçu não somou nenhum ponto nos três jogos do grupo Z da seletiva, que também teve América e Americano.

Assim como Friburguense e Americano, o América havia carimbado o passaporte para disputar duas vagas com o Frizão, o time de Campos, mais dois que virão da Série B1 e a Cabofriense. Já o Nova Iguaçu teria que passar pela Série B1 do Campeonato Carioca, o que não irá mais acontecer. A segundona estadual está marcada para ter início no dia 15 de agosto.

Em 2021 seria criada a Série A2, a ser disputada por 12 clubes, sendo os cinco de pior classificação na fase preliminar do Campeonato Estadual da Série A 2020/2021 (Seletiva), a pior classificada na fase principal da elite estadual e seis clubes melhores classificados na Série B1 deste ano, que não tivessem se qualificado para a fase Seletiva da próxima temporada. Essas alterações devem ficar para a edição de 2022.

Foto da galeria
Tricolor da Serra aguarda definições sobre datas para começar a montar planejamento

LEIA MAIS

Quinta rodada da competição acontece neste fim de semana

O Campeonato Estadual da Série A, no juvenil e infantil, já tem todo o regulamento e tabela definidos

Jogo que seria neste domingo, 2, foi transferido para segunda-feira, 3

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra