Na noite da última sexta-feira, 7, na Casa Suíça, em Conquista, foi realizada a cerimônia de lançamento do “Teia Serrana: Novos Temas, Novas Abordagens”, coordenado por João Raimundo de Araújo, Jorge Miguel Mayer e Ricardo Costa. O evento teve o apoio da Casa Suíça e do historiador suíço, Martin Nicoulin, da Associação Fribourg-Nova Friburgo.
Prestigiaram o lançamento diversas autoridades municipais, como o prefeito Renato Bravo e a primeira dama, Cristina Bravo; o secretário municipal de Cultura Mario Jorge Bastos; o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Cruz; o presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Folly; o cônsul geral da Suíça, Rudolf Wyss, que enalteceu a iniciativa do lançamento dessa nova obra sobre a história de Nova Friburgo.
Outro destaque da noite foi o discurso do historiador Martin Nicolin que, além de promover na Suíça o financiamento do livro, detalhou a contribuição da cidade de Fribourg, do Cantão de Fribourg, do Cantão do Jura. Nicoulin também participa do livro com um artigo sobre a imigração suíça em Nova Friburgo.
Após uma breve apresentação dirigida por Martin Nicoulin, os coordenadores da obra literária, os historiadores João Raimundo de Araújo e Ricardo Costa, narraram a trajetória de confecção do livro. “Teia Serrana II - Novos Temas e Novas abordagens” dá sequência ao volume anterior, “Teia Serrana: Formação Histórica de Nova Friburgo”, que reuniu 11 artigos de historiadores e foi lançado em fevereiro de 2003. O novo livro teve a colaboração de nomes importantes da narração histórica friburguense, além de Martin Nicoulin, Marieta de Moraes Ferreira, Janaína Botelho, Selmo de Oliveira, Jorge Miguel Mayer, Rodrigo Marretto, Maria Ana Quaglino, Maurício Raposo, Sônia Rebel, Ricardo G. R. Costa, João Raimundo de Araujo. As ilustrações são da fotógrafa Regina Lo Bianco.
Deixe o seu comentário