O mais recente boletim sobre a situação do coronavírus em Nova Friburgo, divulgado pela prefeitura na noite desta segunda-feira, sugere que a cidade já tem, pelo menos, dois casos testados positivos em exames preliminares, faltando contraprova para serem confirmados como Covid-19.
A prefeitura não deu detalhes sobre os casos. Na última sexta-feira, 27, o hospital particular Unimed divulgou, por iniciativa própria, o primeiro resultado positivo para Covid-19, de um paciente filiado ao plano. Em nota assinada pelo médico José Manes, diretor-presidente da Unimed de Nova Friburgo, o hospital informou que o paciente estava em quarentena domiciliar, sem necessidade de internação. O teste foi realizado em laboratório particular, segundo a Unimed, e aguardarva a contraprova do Laboratório Noel Nutels (Lacen), da Fiocruz, no Rio.
A prefeitura não informou, no entanto, se este paciente da rede privada está entre os dois casos oficiais que aguardam confirmação.
Prefeitura ainda vai rever os números
De acordo com o boletim da prefeitura, o número de casos suspeitos agora são 40 (na sexta eram 39). Estão em isolamento domiciliar 32, entre eles os dois que aguardam a contraprova. Na sexta eram 29 pacientes com sintomas em casa. Ainda de acordo com o boletim, agora há oito internados com suspeitas (na sexta eram dez nesta situação). A prefeitura informa que 34 casos foram descartados O número de notificações aumentou de 64 para 75.
Na nota de sexta, a Unimed Nova Friburgo informou ainda que, em ala isolada do hospital, havia seis pacientes com quadros suspeitos para coronavírus, todos sem gravidade e ainda sem confirmação por teste laboratorial. Não se sabe se estes estão incluídos entre os internados divulgados pela prefeitura.
Em nota divulgada sábado, 28, a Prefeitura de Nova Friburgo explicou que os boletins municipais com o balanço do coronavírus são elaborados baseados nos resultados emitidos pelo Lacen (laboratório da Fiocruz), que é referência para este tipo de caso. Contudo, por conta da situação enfrentada no país e no oustado do Rio, os resultados têm apresentado uma certa demora para serem emitidos.
Os números do estado e do Brasil
A Secretaria estadual de Saúde do Rio registrou até esta segunda-feira, 30, 657 casos confirmados e 18 óbitos por coronavírus no estado. Entre os casos não consta o da Unimed, testado como positivo em Nova Friburgo, pois ainda falta a comprovação pela contraprova.
Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:
- Rio de Janeiro – 553
- Niterói – 47
- Volta Redonda – 11
- Nova Iguaçu – 7
- São Gonçalo – 7
- Duque de Caxias – 5
- Petrópolis – 4
- Itaboraí – 3
- Belford Roxo – 2
- Resende – 2
- Rio Bonito – 2
- Rio das Ostras – 2
- Angra dos Reis – 1
- Barra Mansa – 1
- Campos dos Goytacazes – 1
- Guapimirim – 1
- Mangaratiba – 1
- Maricá – 1
- Miguel Pereira – 1
- Queimados – 1
- São João de Meriti – 1
- Seropédica – 1
- Teresópolis – 1
- Valença – 1
A SES confirmou mais um óbito por coronavírus no estado, totalizando 18. A vítima é uma mulher de 32 anos, residente de Rio Bonito. A SES informa que outros 48 óbitos estão em investigação.
Os óbitos dos 11 homens e 7 mulheres foram registrados nos seguintes municípios:
- Rio de Janeiro – 13 (cinco mulheres e oito homens)
- Miguel Pereira – 1 (mulher)
- Niterói – 1 (homem)
- Petrópolis – 1 (homem)
- Rio Bonito – 1 (mulher)
- Volta Redonda – 1 (homem)
Já no Brasil, o dia fechou com 4,579 casos confirmados da doença e 159 mortes.
Deixe o seu comentário