Faltam menos de duas semanas para o começo do fim do ano, quer dizer, para a chegada de dezembro, considerado um mês de finalizações, encerramentos e término de ciclos, porém repleto de comemorações. Para alguns essas atividades são sinônimo de diversão, mas, para outros, essas atividades são estressantes e até mesmo desgastantes.
De acordo com a International Stress Management Association (Isma), o nível de estresse aumenta em média, 75% em dezembro. A pesquisa indicou que, das 678 pessoas entrevistadas, de 25 a 55 anos, 75% ficam mais irritadas, 70% mais ansiosas, 80% sentem a tensão no corpo e 38% têm problemas para dormir. Além disso, segundo a mesma fonte, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo.
Mas o que gera tanto estresse no final do ano? Naturalmente, os fatores de estresse variam de pessoa para pessoa, conforme suas crenças e sua própria maneira de conduzir sua vida e suas tarefas diárias. Na realidade o estresse costuma estar muito mais relacionado com fatores internos do que aos fatores externos, e entre eles podemos citar comportamentos relacionados a:
-
Vitimização: as pessoas estressadas são muito pouco pró ativas, elas dependem dos outros e costumam sempre culpar alguém por suas decisões, escolhas e tarefas;
-
Reclamação: as pessoas que costumam reclamar são muito mais pré dispostas ao desenvolvimento do estresse;
-
Falta de ação: as pessoas estressadas geralmente são as pessoas que não agem, esperam pelos outros, procrastinam ou agem por impulso;
-
Outra atitude muito comum em pessoas estressadas está relacionada com a impressão que irão gerar para os outros;
-
E por fim, pessoas muito estressadas tendem a ser extremamente pré ocupadas, ocupam-se demais com pensamentos, mágoas e sentimentos.
No final do ano em virtude da finalização de compromissos e metas essas características se acentuam, pois são somadas ao aumento de gastos, correria para presentes, sensação de falta de tempo, frustração por metas não cumpridas e idealizações para o próximo ano. Então, tente por em prática as seguintes dicas:
Cultive o hábito de meditar; Procure manter pensamentos positivos sobre as situações; Alimente emoções positivas; Pratique atividades físicas; Estabeleça prioridades; Não tente controlar o incontrolável; Aprenda a delegar; Tome decisões, porque decisões não realizadas são uma fonte de estresse; Procure estabelecer suas metas em pequenos objetivos e celebre pequenas vitórias; Aprenda a respirar, a respiração profunda ajuda na oxigenação; Pratique a auto compaixão, seja gentil consigo mesmo; Ressignifique seus erros, aprenda com eles e transforme-os em aprendizados; Aproveite esse período e pratique a gratidão, agradeça a quem fez parte do seu ano.
Por fim, pratique o auto cuidado, reserve um tempo para você, escolha uma atividade que você goste e relaxe. E lembre-se que o passado não pode ser mudado, portanto, procure evitar o sentimento da culpa e mantenha-se focado no momento presente.
Coragem, tenha fé e se prepare para um novo giro pela Terra!
Deixe o seu comentário