Simulado treina equipes da Energisa para atuação em temporais

Plano de Contingência visa preparar a concessionária para mobilização imediata de até 50% de seu efeito em situações de emergência
quarta-feira, 25 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação Energisa)
(Foto: Divulgação Energisa)

Com o período de chuvas fortes se aproximando a concessionária de energia elétrica Energisa iniciou uma série de preparativos de suas equipes para atuação em situações climáticas severas. Na última segunda-feira, 23, foi realizado um simulado do Plano de Contingência para Situações de Calamidade. A atividade aconteceu em Minas Gerais e envolveu funcionários de outros municípios atendidos pela concessionária, como Nova Friburgo.   

No Plano de Contingência são definidas as responsabilidades, necessárias para que a empresa atue com agilidade no atendimento ao cliente, diante das situações adversas como tempestades, queda de árvores, erosões, dentre outras situações que causam impactos ao sistema elétrico. Durante o simulado é avaliado o desempenho de todas as empresas e áreas envolvidas – de Operação, Comercial, Manutenção de Média e Alta Tensão, Telecomunicação, Informática e Comunicação –, diante de situações reais de emergência.

Em situações de contingência, a empresa pode mobilizar até 50% de suas equipes incluindo manutenção pesada com caminhões com cesto aéreo, tratores, barco, helicóptero, gerador e subestação móvel. “Nossa meta é atuar rápido em caso de necessidade e garantir o restabelecimento de energia o mais rápido possível. Este é um momento importante para reforçar as ações e alinhar procedimentos para momentos de crise. Os eventos climáticos têm se tornado cada vez mais comuns na nossa região. Para este ano, temos previsto algumas ondas de calor e também o fenômeno La Niña (que costuma ser caracterizado por chuvas fortes)”, comenta Victor Rispoli, gerente de Operações da Energisa.

Vale ressaltar que a Energisa conta com monitoramento em tempo real de tempestades severas como chuvas intensas, rajadas de vento muito fortes, o que possibilita à distribuidora mobilizar suas equipes com antecedência para atender à população com mais agilidade. Além do sistema de monitoramento, o sistema elétrico conta também com equipamentos automatizados, que permitem manobras a distância, diretamente do Centro de Operação da distribuidora, garantindo mais agilidade na recomposição do sistema.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: