Setembro Verde: um mês de promoção da acessibilidade e inclusão

Além de dar visibilidade para pessoas com deficiência, o mês de setembro tem outras cores
quarta-feira, 04 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O mês de setembro é marcado por diversas atividades e campanhas. O Setembro Verde é uma delas e tem o objetivo de promover a mobilização em prol de uma causa social muito importante: a conscientização sobre as questões relacionadas à pessoa com deficiência (PCD). 

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os direitos e a participação dos PCDs no dia-a-dia das comunidades, a Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (Afape) vai promover em sua sede, na via expressa, no bairro Olaria, uma série de atividades na próxima quinta-feira, 12. Haverá apresentação do material Escape Escolar, para alunos e um simulado com todas as pessoas que estiverem na instituição. No próximo dia 24 está programada uma palestra sobre a sexualidade do público PCD. 

Completando 64 anos este mês, a Afape reforça a importância da l de inclusão social dentro da perspectiva de atender às crescentes demandas de uma sociedade em processo de evolução.

O que é o Setembro Verde  

O Setembro Verde tem como objetivo reforçar a relevância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). A data foi escolhida pela lei 11.133, de 2005, graças a proximidade com a chegada da primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar a necessidade da sociedade tornar-se cada vez mais acessível, inclusiva e sustentável em todos os aspectos. 

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, é ainda uma oportunidade para destacar os direitos, as necessidades dessas pessoas, além de sensibilizar a sociedade para a inclusão e a igualdade de oportunidades, promovendo mais acessibilidade e ambientes mais inclusivos.

Segundo a legislação, a pessoa com deficiência é aquela com algum tipo de limitação ou, até mesmo, incapacidade para desenvolver atividades, necessitando de atenção integral e ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), de 2022, o Brasil tem 18,6 milhões de PCDs com 2 anos ou mais de idade, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária.

Direitos da pessoa com deficiência 

 O Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecido como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) assegura diferentes direitos, entre eles, promover a qualidade de vida das pessoas com deficiência, ampliar e fortalecer os mecanismos de informação, oferecer capacitação e recursos humanos, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Isenção de imposto na compra de automóveis e desconto na conta de luz.

Outras cores 

Além de dar visibilidade para pessoas com deficiência, o mês de setembro tem outras “cores”, como azul e o amarelo, simbolizando movimentos de conscientização. O Setembro Azul é voltado para a campanha nacional sobre os direitos das pessoas surdas. Já o Setembro Amarelo é a campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: