Serviço e cartilha para quem tem documentos perdidos ou extraviados

Empresa lança guia com orientações para quem perdeu, extraviou ou teve documentos furtados
sexta-feira, 07 de julho de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Naked Security/Sophos)
(Foto: Naked Security/Sophos)

Para reduzir os transtornos de quem tem documentos perdidos, extraviados ou furtados, a Serasa atualizou a funcionalidade Documentos Extraviados e ampliou seus benefícios para todos os brasileiros cadastrados na empresa. Gratuito e disponível no site da Serasa, o serviço permite, de forma intuitiva, que o consumidor registre a perda ou roubo de seus documentos, reduzindo assim os riscos de ser vítima de golpes e fraudes.

“Ao consultar o CPF do consumidor na Serasa, as empresas serão informadas de que os documentos não estão seguros e podem estar sob posse de fraudadores”, explica Aline Sanchez, gerente da Serasa. “Dessa forma, as instituições podem redobrar a atenção em caso de solicitação de crédito nesse período, por exemplo”. Para utilizar a ferramenta, o consumidor deve relatar informações sobre a perda ou roubo do documento, número do Boletim de Ocorrência feita na Polícia Civil (se houver), data da ocorrência e, caso já tenha identificado, eventuais fraudes.

Na ferramenta atualizada pela Serasa, o consumidor identifica o tipo de documento extraviado: CPF, RG, CNH, CTPS, RNE, Passaporte, Título de Eleitor, cheques, documentos funcionais (OAB, Crea, CRM e outras carteiras profissionais) e outros documentos de identificação aceitos no território nacional.

Como complemento informativo aos serviços de segurança de dados, a Serasa lançou também a Cartilha do Documento Perdido, com informações sobre como agir rapidamente para reduzir prejuízos. O guia orienta quais os passos fundamentais para registrar a perda, como bloquear cartões e cheques, como providenciar 2ª via, o que fazer quando o extravio ocorrer no exterior, como proceder em caso de achar documentos alheios, entre outras orientações. 

“Produzimos um conteúdo para auxiliar especialmente as pessoas que se sentem vulneráveis no momento em que perdem um documento importante e temem ser vítima de golpe ou fraude”, explica Sanchez. A cartilha está disponível no blog da empresa.

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