Os casais apaixonados gastaram mais no Dia dos Namorados deste ano, segundo dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Na semana da data comemorativa (últimos dias 6 a 12), as vendas do varejo físico brasileiro tiveram alta de 3,1% em relação ao mesmo período de 2023
No fim de semana que antecedeu o Dia dos Namorados (últimos dias 7 a 9), em comparação com o ano passado (dias 9 a 11 de junho de 2023), a variação também foi positiva (0,8%). O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que "o aumento deste ano reflete um cenário econômico mais favorável. A retração da taxa de juros, a redução da inflação e a queda no desemprego deram aos casais mais fôlego e disposição para gastar, impulsionando o comércio e demonstrando uma recuperação significativa na confiança do consumidor”.
Considerando apenas as vendas do comércio físico na cidade de São Paulo, o indicador apresentou alta de 2,9% na semana do Dia dos Namorados (últimos dias 6 a 12), em comparação com o igual intervalo de 2023, e de 1,8% no fim de semana da data comemorativa (dias 7 a 9 x 9 a 11 de junho 2023).
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de seis mil estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados.
Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), respeitando-se as suas revisões metodológicas.
Deixe o seu comentário