Sem acesso aos relógios, concessionária cobra energia pela média de consumo

Medida tem sido feita em mais de quatro mil residências em Friburgo
quinta-feira, 17 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação Energisa)
(Foto: Divulgação Energisa)

Em muitos imóveis em Nova Friburgo ainda é comum os medidores de energia estarem instalados no interior das residências ou em locais de difícil acesso. Essa situação, que pode ser motivada por questões de segurança, privacidade ou pela própria construção do imóvel, tem gerado desafios tanto para os consumidores quanto para as concessionárias de energia. Somente neste ano, mais de quatro mil residências no município tiveram o consumo faturado pela média por dificuldade de acesso dos funcionários da concessionária de energia elétrica Energisa Minas Rio aos medidores de energia. 

Quando o medidor está dentro da residência, é necessário que o morador esteja presente para que o leiturista da concessionária de energia possa fazer a leitura mensal. No entanto, compromissos de trabalho, viagens ou outras atividades podem impedir que o morador esteja disponível no momento da leitura, resultando em faturamentos pela média que nem sempre refletem o consumo real de energia dos moradores do imóvel. Esse cenário pode gerar dúvidas por parte dos consumidores.

Autoleitura 

Para contornar esse desafio, a Energisa oferece o serviço de autoleitura 100% digital. O processo é simples: o consumidor registra a leitura do medidor em uma data específica e envia  os dados pelo aplicativo Energisa On. Isso facilita a vida dos consumidores e garante maior precisão nas leituras. 

“A autoleitura proporciona maior precisão nas leituras, permitindo que o consumidor pague exatamente pelo que consumiu. Além disso, os consumidores podem realizar a leitura no momento mais conveniente, sem precisar aguardar a visita do leiturista da Energisa. É mais praticidade na palma da mão”, afirma Luciano Cunha, coordenador de leitura da Energisa Minas Rio. 

Como fazer 

Para realizar a autoleitura e economizar na conta de energia, siga estes passos simples e fáceis, sem precisar sair de casa: 

1 - Dois dias antes da data da próxima medição anote os números do consumo que aparecem no visor do medidor de energia. 

2. Envie a informação utilizando os canais de atendimento da Energisa para enviar os dados. 

A data da próxima medição está indicada na última conta de energia e no calendário rural que já foi entregue para as famílias de zonas rurais. Realizar a autoleitura garante maior precisão nas leituras e pode ajudar a economizar na conta de energia. Nos canais de atendimento da concessionária, além de realizar a autoleitura, os consumidores podem ter acesso a diversos serviços como consultar o histórico de consumo, emitir a segunda via da conta, atualizar o cadastro, informar falta de energia, obter informações sobre tarifas e muito mais. 

Além disso, os canais oferecem suporte completo e eficiente para dúvidas e orientações, de forma prática e rápida, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem precisar sair de casa.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: