Se aqueça neste inverno com o vinho de sua preferência

"Nós temos o vinho que harmoniza com você!"
sexta-feira, 30 de junho de 2023
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Há 27 anos, Fátima Erthal e Antônio Faria fundaram em Nova Friburgo a primeira loja especializada em bebidas, com foco nos produtos importados — Drink & Cia, no centro da cidade. Anos depois, em 2010 abriram uma filial em Mury, administrada pelo sócio Octávio Erthal. “Em ambas as lojas, oferecemos aos clientes todo tipo de bebidas, artigos de delikatessen, além de taças de cristais e acessórios, mas nosso maior investimento é no setor de vinhos”, ressalta Fátima.

Sobre o período da pandemia vivido entre os anos 2020/22, ela conta que “foram anos bem difíceis”, com taxas de juros altas, dólar caro, escassez de garrafas, custos elevados dos fretes estrangeiros e nacionais, “bem como a grande incidência de mercadorias provenientes de descaminhos no mercado brasileiro”.

Para manter o negócio, o casal aderiu ao sistema de delivery e decidiu continuar após o fim da pandemia, mas reduzindo as entregas em domicílio. Não fazem vendas on-line, “por enquanto, muito em função da dificuldade de transporte das garrafas. Não me sinto segura para atuar nesse tipo em vendas, ainda. Quem sabe no futuro…”, comentou, reiterando que também presta o serviço de delivery em algumas cidades vizinhas. “Todas as mercadorias são entregues por motoboy de uma empresa especializada e o custo do serviço é arcado pelo cliente”.

Aproveita a entrevista para agradecer a fidelidade de sua clientela: “Felizmente, os nossos clientes preferem vir pessoalmente à loja, são muito fiéis, nunca nos abandonaram. O que para nós é muito importante tendo em vista que estamos sempre oferecendo novos produtos e assim eles estão sempre se atualizando. Aliás, essa é uma marca da Drink e Cia. Quem nos conhece sabe o quanto somos a favor de impulsionar o mercado local com o que há de novo em relação a vinhos de qualidade”, ressalta Fátima. 

Em relação aos market places ela reconhece que oferecem via internet mercadorias muito mais baratas, mas com ressalvas: “Há que se tomar certos cuidados, atentar para recomendações dos especialistas neste tipo de comércio, porque tem muito gato sendo vendido por lebre. Por mais alertas sobre golpes que sejam feitos, diariamente, em diversos meios de comunicação, é muito grande o número de pessoas que são lesadas. E mesmo sabendo que nem sempre a compra é segura, o comércio físico acaba sendo prejudicado por pessoas que oferecem todo tipo de produtos na net”, argumenta.

Bons negócios para ambas as partes

Fátima Erthal conta que durante esses 27 anos de comércio atravessaram muitas crises. Como a responsável pelo abastecimento da loja, ela procura fechar compras de mercadoria de oportunidade, “de verdadeiros achados”, e assim conseguir oferecer ofertas legais para os clientes.

“O que mantém a nossa loja de portas abertas há tanto tempo é o atendimento que damos ao cliente, as promoções que fazemos e a enorme variedade que temos, a qual atende diversos patamares de poder aquisitivo”. 

A empresária conta que no inverno a procura por vinho sempre aumenta, trazendo para o lojista aquele cliente que aprecia vinhos somente na estação mais fria, ou mesmo em dias mais frescos, seja outono ou primavera. Os tintos mais intensos, com graduação alcoólica alta e mais corpulentos, são os mais consumidos.

Perspectivas e expectativas

“Começamos 2023 com pé no freio, mas agora com a queda do dólar já dá uma animadinha. O efeito dólar demora para ocorrer, mas vai chegar a hora que vai fazer diferença pra termos preços ainda mais atrativos. Recentemente a Argentina tomou providências em relação ao mercado (saída) de vinhos ilegais, e isso deve melhorar também para quem, como nós, trabalha com tudo regularizado. Temos vários projetos para 2023 e alguns para 2024, mas por enquanto está tudo só no papel. Há de ser uma surpresa para amantes do vinho e do campo!”, Fátima celebra, confiante.

Ela lembra que no mês de julho, com as férias, e os festivais de inverno (tanto o do Sesc quanto o da Prefeitura) há uma boa expectativa de crescimento nas vendas “porque o turista vem e o povo da cidade fica mais festeiro. O [ou a] fondue — um prato muito apreciado no inverno, que reúne várias pessoas à sua volta —, fica perfeito com vinhos (que podem ser brancos, rosés ou tintos), e nessa época fazemos vendas consideráveis para grupos que irão desfrutar de um [ou uma] fondue, seja de carne, queijo ou chocolate…

No inverno há uma tendência de reuniões familiares e amigos, e isso também colabora com as vendas de lojas como a nossa, que só vende para consumo em casa. Apesar das altas tributações, da concorrência desleal e do vinho ainda não ser um produto popular, eu prefiro acreditar que um dia essa situação irá melhorar”, torce, otimista.

Fátima criou uma frase que usa com frequência nas redes sociais da Drink e Cia: ‘Nós temos o vinho que harmoniza com você!’. “Fiz essa frase porque sei que cada pessoa tem um gosto peculiar, um valor limite pra gastar, então essa é a harmonização primária e perfeita, que atende cada indivíduo, independente do que dizem os especialistas. Procuramos indicar sempre o produto que satisfaça o desejo de cada cliente, para isso conversamos com eles antes de qualquer indicação. No geral, acertamos cerca de 95%, e isso dá segurança ao cliente e ele retorna à nossa loja”.

E finaliza: “No final das contas, o que importa no momento é que o inverno está aqui, e que ninguém resiste a uma taça de vinho em Friburgo. Nos sentimos orgulhosos pela diversas vezes que indiretamente participamos das comemorações de nossos clientes. Tenho certeza que teremos muitos brindes nesse inverno com vinhos da Drink e Cia e isso nos deixa extremamente felizes! Que venham mais clientes novos! Tim tim!”.

Serviço

Endereços, redes sociais e contatos:

Avenida Euterpe Friburguense 148, Centro | Avenida Walter Machado Thedin 795 / lj. 01, Mury.

Facebook: @drinkcianf / Instagram: @drinkcia / WhatsApp: (22) 99720 8743 / Tel: (22) 2522 8002 / 

E-mail : drinkcia@hotmail.com

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: