A saúde mental em tempos de pandemia

terça-feira, 19 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A psicóloga Helena Ventura é coordenadora do serviço de saúde mental do Hospital Municipal Raul Sertã
A psicóloga Helena Ventura é coordenadora do serviço de saúde mental do Hospital Municipal Raul Sertã

O Caderno Z, suplemento semanal de A VOZ DA SERRA, abordou em sua última edição a importância da saúde mental e o aumento da procura pelos serviços de psiquiatria e psicologia nas unidades de saúde com o aumento da depressão e da ansiedade em tempos de pandemia pelo novo coronavírus. O caderno trouxe ainda uma entrevista com o psiquiatra Danilo Cassane, que falou sobre os vários transtornos que têm afetado a população. O tema que tem causado muito apreensão quanto a incerteza do que pode estar por vir, teve recorde de quase 50 mil visualizações no site do jornal. Por isso, procuramos a coordenadora do serviço de saúde mental do Hospital Municipal Raul Sertã, a psicóloga Helena Ventura, que nos conta como o setor se estruturou e está funcionando atualmente.  

Segundo Helena, o serviço de saúde mental do hospital sempre atuou em duas áreas: atendimento a emergências psiquiátricas, em uma enfermaria própria para isso e Psicologia e Psiquiatria Hospitalar, com suporte a pacientes internados nas diversas clínicas do hospital e seus familiares. “Desde o início da pandemia notamos um aumento expressivo da procura pela área de Psicologia e Psiquiatria Hospitalar, bem como uma demanda por atendimento aos funcionários”, observa ela. 

“Todas pessoas que frequentam o hospital, neste momento, estão sofrendo com medo de contaminação do vírus e com o medo de infectar os familiares. Com isso, sentimos a necessidade de reestruturar os atendimentos de saúde mental, dando maior ênfase a três áreas: atendimento a pacientes do setor Covid e seus familiares; atendimento a pacientes nas demais clínicas do hospital e seus familiares e atendimento a funcionários do hospital. Fizemos um grupo de trabalho para pensar em novas formas de atendimento, como uso de técnicas de relaxamento nas clínicas, grupo de WhatsApp para promoção de saúde entre os funcionários e atendimento on-line para profissionais afastados por motivo de doença, entre outras estratégias. Nosso objetivo é realizar um trabalho de excelência para trazer um pouco de bem-estar psíquico a todos que estão sofrendo no ambiente hospitalar neste momento tão difícil”, diz a psicóloga. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: