Registro de gelo no Pico do Caledônia na última madrugada

Flagrante foi feito por Paulo Braga Júnior
segunda-feira, 22 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Paulo Braga Junior/@juninhoteleva)
(Foto: Paulo Braga Junior/@juninhoteleva)

Na madrugada desta segunda-feira, 22, o Pico do Caledônia teve o o primeiro registro de congelamento do ano. Uma camada fina de gelo se formou devido a baixa temperatura e foi registrada pelo Paulo Braga Júnior (@juninhoteleva) por volta das 6h, comprovando que os termômetros chegaram próximo a zero grau na localidade a mais de dois mil metros de altura. 

Brasil enfrenta nova onda de calor no final de abril

Depois da friaca da última madrugada, Nova Friburgo teve um dia típico de verão, com muito sol, poucas nuvens e média de 25 graus à tarde, mas o Brasil se prepara para enfrentar uma nova onda de calor que está prevista para fechar o mês de abril. 

De acordo com o Climatempo, esta será a quarta onda de calor desde o início de 2024, e sua origem está associada a uma área de alta pressão na média atmosfera, que atuará como um bloqueio atmosférico. Este sistema favorece a manutenção do ar seco e quente, que provoca altas temperaturas.

 Impacto do bloqueio atmosférico: a intensificação do calor

Nos próximos dias, uma área de alta pressão na média ganhará força sobre áreas do Mato Grosso do Sul e Paraná, e lentamente migrará para o leste do Sudeste do país entre o fim de abril e início de maio. Como este sistema ficará praticamente estacionado sobre áreas do Centro-Sul brasileiro por uma sequência de dias, ele atuará como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste, resultando na manutenção do ar seco e intensificação do ar quente.

Ar seco e ausência de nuvens

Uma das características desse sistema é intensificar o ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo a intensificação do calor. Isso contribui para elevar as temperaturas dia após dia, mesmo estando no outono, época em que as temperaturas costumam cair. A falta de uma massa de ar frio forte o suficiente para provocar uma mudança significativa nas condições do tempo e mantém o domínio do ar quente sobre grande parte do país.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: