Raio atinge cinco crianças no Cordoeira

Segundo testemunhas, as crianças tiveram queimaduras e foram levadas para o hospital, mas aparentemente fora de perigo
terça-feira, 05 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Leitor via WhatsApp)
(Foto: Leitor via WhatsApp)

Cinco crianças que estavam sob uma árvore, próxima à Escola Municipal Padre Rafael e à Unidade Básica de Saúde do bairro Cordoeira, quando foram atingidas pelo raio na tarde desta terça-feira, 5. Os funcionários do posto de saúde fizeram os primeiros atendimentos e posteriormente a ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e o Corpo de Bombeiros realizaram o resgate, conduzindo as crianças para o Hospital Municipal Raul Sertã.

De acordo com a prefeitura, os funcionários da escola acompanharam todo o atendimento e acionaram os responsáveis para que seguissem com as crianças até o hospital, onde foram imediatamente atendidas. Segundo a direção do Raul Sertã, os pacientes estão estáveis. Elas foram submetidas a  diversos exames e apresentam queimaduras de primeiro grau nas pernas, braços e mãos. Equipes do serviço social e da psicologia do hospital estão prestando a assistência aos menores e familiares, informa a nota da prefeitura.

Brasil é líder em incidência de raios

Segundo estudo realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil, por ser o maior país da zona tropical do planeta, é o líder em incidência de raios no mundo, com cerca de 77,8 milhões de descargas para o solo a cada ano. Considerando os 67 municípios atendidos pela Energisa nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, a distribuidora registrou em 2022, aproximadamente, 620 mil raios. O número cresce a cada ano e pode impactar diversos setores. Os raios podem atingir diretamente as pessoas e imóveis ou por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. 

Como se prevenir de raios

  • Saia somente se for absolutamente necessário;

  • Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade;

  • Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linhas telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas;

  • Se você estiver viajando, permaneça dentro do automóvel. Os automóveis oferecem uma excelente proteção contra raios;

  • Busque refúgio no interior de edifícios;

  • Mantenha-se longe de árvores isoladas;

  • Não permaneça dentro d'água durante as tempestades;

  • Em casa, permaneça longe de portas e janelas;

  • Evite áreas altas, busque refúgio em lugares baixos;

  • Ao sentir carga elétrica em seu corpo (caracterizada por eriçamento do cabelo e formigamento da pele) jogue-se ao chão;

  • Com mau tempo, evite árvores altas, picos desprotegidos, campos abertos e ou mesmo praias e piscinas;

  • Se for apanhado em céu aberto, evite árvores isoladas, faça do corpo uma "bola com pés", acocorando-se com eles o mais junto possível. Não toque com as mãos no chão;

  • Para minimizar o número de pessoas afetadas por um raio, não se junte em grupo. A corrente elétrica pode passar de uma pessoa para outra sem que elas se toquem.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: