Quer tentar ser um pipeiro?

Então, conheça algumas dicas e regras para curtir essa brincadeira em segurança!
sexta-feira, 13 de janeiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

É possível soltar pipa sozinho e tudo que você tem a fazer é ficar de costas para o vento e ir administrando a linha. Deixe um pouco de linha fora do carretel, tomando cuidado para não embolar. E quando a pipa for puxando, você vai liberando linha até ela ficar flutuando no céu, bem lá no alto.

Se você quiser que a pipa desça, puxe a linha para baixo. Isso é apelidado de “retão”. Se quiser que ela mova para a direita ou para a esquerda é só puxar para baixo (deixando a mão meio mole, tremendo) e ir para o lado desejado. Para a pipa subir é só puxar rapidamente. 

De qualquer maneira, se puder, ou quiser, chame um amigo que já saiba como fazer e observe estas recomendações dos bombeiros:

1. Não solte pipa nos dias de chuva, pois se houver relâmpagos no céu, você pode receber uma descarga elétrica e morrer;

2. Evite locais com antenas, existentes em quase todas as residências e os fios elétricos;

3. Vá brincar em um parque ou em uma roça;

4. Todo cuidado é pouco, se você decidir empinar sua pipa em locais movimentados, pois pode ser atropelado ou cair em algum buraco, principalmente se estiver andando para trás;

5. Locais onde haja trânsito, carros, motos, bicicletas, devem ser evitados, tanto para se proteger quanto para proteger a vida dos outros;

6. Nunca escolha linha metálica (fio de cobre ou bobinas), nem papel laminado para usar em sua pipa;

7. Nunca empine sua pipa de cima de uma laje, telhado ou qualquer lugar desprotegido;

8. Brincar é bom, mas cuidar da própria segurança e dos outros, é fundamental.

Breves esclarecimentos sobre empinar pipa com cerol

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, criança não comete crime, logo quando houver tipificação jurídica para a conduta do menor, nada poderá ser feito, pois a legislação aplica medidas protetivas à criança. Ao adolescente, por sua vez, caberá imputação de "ato infracional", cuja sanção no grau máximo é a internação em estabelecimento voltado para tal fim (em São Paulo, a antiga Febem, hoje Fundação Casa), por um prazo máximo de três anos.

Portanto, a brincadeira de empinar pipas, se causar a morte de alguém por causa do uso do cerol, implica no cometimento de ato infracional pelo adolescente a quem poderá ser aplicada medida socioeducativa de internação em entidade de atendimento pelo prazo máximo de três anos.

Não soltar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos; linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum; nunca use cerol ou a linha “chilena”, elas são proibidas por lei e causam acidentes; não utilize papel alumínio na confecção da pipa.

Para encerrar, reiteramos: Empinar pipa com cerol é crime, expressamente previsto no Art. 132 do Código Penal.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: