O Ministério do Esporte estabeleceu as diretrizes para a implantação do Programa TEAtivo em todo o país, com a promoção de práticas esportivas, psicomotoras e de lazer para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em núcleos regionais. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de 4 de outubro, e entrou em vigor no último dia 1º.
A publicação estabelece as instruções técnico-pedagógicas, com conceitos e metodologia para implementação dos núcleos esportivos, que serão viabilizados por meio das parcerias com municípios, estados, Distrito Federal e instituições de ensino superior e organizações da sociedade civil.
A ideia é que os locais que oferecem atividades complementares ao ambiente escolar democratizem o acesso de pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista, a partir dos 6 anos, por meio da promoção do paradesporto e de atividades físicas. Por isso, os núcleos regionais deverão ter estrutura física acessível.
De acordo com o Ministério do Esporte, a medida também amplia o atendimento de pessoas com TEA nos três níveis do transtorno: leve, moderado e severo. Outra diretriz prevê a reserva de 50% das vagas para o público feminino, com o objetivo de estimular a participação de mulheres no paradesporto.
A iniciativa de democratização inclui ainda a capacitação das equipes de profissionais que atuarão no Programa TEAtivo, que poderão ser viabilizadas nas modalidades ensino a distância (EaD) ou presencial. Os recursos também poderão financiar a contratação de profissionais de educação física, supervisores e coordenadores pedagógicos, estagiários e fisioterapeutas, além da aquisição de equipamentos e material esportivo e pedagógico. Até o próximo mês, as diretrizes deverão ser disponibilizadas no site do Ministério do Esporte.
COI indica mais cinco esportes para as Olimpíadas 2028
O Comitê Olímpico Internacional (COI) indicou a entrada de novos cinco esportes no programa olímpico. A partir de 2028, em Los Angeles (EUA), podem fazer parte dos jogos o flag football, squash, beisebol/softball, críquete e lacrosse. A decisão final será tomada na próxima semana, mas é quase certo que todos serão aprovados.
Os dois primeiros esportes vão fazer parte das olimpíadas pela primeira vez na história. O beisebol (softbol é a versão feminina) já esteve nos jogos em 1996, 1998 e 2020. Críquete e Lacrosse retornam após mais de 100 anos ausentes.
O Flag football é um esporte similar ao futebol americano. Porém, em vez de derrubar o adversário, o jogador precisa tirar uma fita que fica presa a ele. Assim como o squash e o beisebol/softbol, ele será jogado da forma regular.
Já o Lacrosse e o Críquete vão passar por modificações e terão versões reduzidas. O primeiro terá seis jogadores em vez de dez. O segundo será jogado na versão twenty, que é menor.
O COI também informou que o boxe não está garantido nos jogos de 2028. A Federação Internacional está sub judice pelo Comitê Olímpico por causa de corrupção.
Deixe o seu comentário