Primeira indústria metal-mecânica de Friburgo, Haga celebra 84 anos

Fundador resolveu, em 1937, produzir fechaduras mais adequadas para os projetos de engenharia que desenvolvia
quinta-feira, 01 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Ferragens Haga:
Ferragens Haga: "Sem ela, Friburgo hoje não seria hoje o maior polo produtor de fechaduras da América Latina"

Nesta quinta-feira, 1º, a fábrica de ferragens Haga celebra 84 anos e comemora essa história que permeia a linha do tempo da própria cidade de Nova Friburgo e de milhares de famílias em todo Brasil e de poucas outras empresas. O nome Haga é a junção das sílabas iniciais do fundador da empresa: o engenheiro Hans Gaiser.⁣ De origem alemã, veio para o Brasil e se estabeleceu em Nova Friburgo.⁣ Responsável por diversos projetos de engenharia no Rio de Janeiro e no Brasil, Gaiser sentia dificuldades em encontrar fechaduras adequadas para prover segurança às portas dos imóveis que tirava do papel.⁣ Assim, deu início à produção de fechaduras ainda em 1937, em uma pequena fábrica, com apenas 15 funcionários: assim surgiu a Haga, primeira indústria metal-mecânica de Nova⁣ Friburgo.⁣

“A Haga é precursora de toda a indústria metal-mecânica de Nova Friburgo. Tem uma história e um legado de conquistas e de superação. Inclusive, seu fundador construiu todas as grandes indústrias da cidade: Ypu, Filó, usinas hidrelétricas, rodovias, pontes e viadutos. Hans Gaiser e seu sucessor Frederico Sichel, fundador da Ivega, sociedade indústria de mecânica, Indaço e a Temperaço com seus parceiros alemães. Se não fosse a Haga, Friburgo hoje não seria o maior polo produtor de fechaduras da América Latina. E agora, o maior produtor brasileiro de componentes para o setor de metais sanitários de ponta. Investindo cada vez mais no seu potencial, a Haga ruma firme aos 85, 90 anos, assim é a nossa missão”, diz o diretor presidente, José Luiz Abicalil. 

Atualmente, a empresa possui centenas de colaboradores que orgulham-se por trabalhar em uma empresa consolidada e reconhecida no mercado. ⁣A Haga é leal e transparente com seus clientes e consumidores, não comercializa produtos não conformes: a Haga só utiliza matérias primas certificadas e fornecidas por empresas idôneas. Seus produtos são certificados e garantidos em todos os quesitos, principalmente nos fatores de segurança e durabilidade. 

A Haga é uma empresa com licença de operação em pleno vigor, possui todos os certificados de regularidade fiscal, atende a todas demandas ambientais, de segurança e sociais e investe na formação de seus colaboradores de forma continuada, bem como em seu parque fabril situado na Avenida Hans Gaiser, no Centro de Nova Friburgo, contando com processos de última geração, robotizados e autônomos.

Os produtos Haga são uma garantia de tranquilidade, porque são produzidos por uma indústria nacional com mais de 80 anos no mercado, regular em todos os aspectos e marcada pelo pioneirismo, visão de futuro, solidez e confiança dos clientes. Conversando com esses clientes, ouvindo e entendendo suas necessidades, protegemos patrimônios e a vida das pessoas.

A Haga coloca ainda à disposição de todos os seus canais sociais oficiais (Hagabrasil) no Facebook, Instagram e Linkedin, condição que permite uma maior interação com o público em geral, contando ainda com os já conhecidos meios de comunicação: telefone, whatsapp, email e chat online.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: