A Prefeitura de Nova Friburgo informou nesta quarta-feira, 6, que recebeu da Secretaria estadual de Saúde testes rápidos de Covid-19 para diagnosticar profissionais de saúde que estejam atuando no combate ao coronavírus. Friburgo tem hoje 24 pessoas que atuam nesta área com a doença já confirmada.
A quantidade de testes não foi divulgada. Segundo a prefeitura, "não é um número grande de testes para priorizar as reais necessidades do município no momento. A prioridade são os profissionais de saúde que estão na linha de frente, tratando os pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19".
De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, a intenção é evitar ao máximo o resultado falso negativo dos testes atuais. Isto porque um profissional pode fazer o teste e dar negativo e continuar trabalhando. Dias depois, pode dar positivo, o que significa que ele pode estar em risco e até mesmo colocando em risco a vida dos outros profissionais e pacientes.
A subsecretária reitera que a prioridade são os profissionais de enfrentamento da Covid-19, do setor específico existente no Hospital Municipal Raul Sertã, e algumas instituições de longa permanência, filantrópicas ou conveniadas ao município que tenham pessoas sintomáticas.
Face shields
A Subsecretaria de Atenção Básica também recebeu 300 protetores faciais (face shields), que serão disponibilizados para todas as unidades, incluindo a Policlínica, Unidades de Saúde da Família e aos postos de saúde.
Os protetores faciais são mais uma medida de barreira, não substituindo o uso da máscara e óculos de proteção. O equipamento é essencial para compor o EPI ( Equipamentos de Proteção Individual) dos profissionais de saúde, principalmente os que estão atuando na linha de frente do combate ao Covid-19.
Outros 50 protetores já haviam sido doados anteriormente, destinados a médicos, odontólogos, médicos das unidades e ao programa Melhor em Casa.
Deixe o seu comentário