Prefeitura recebe testes rápidos do estado para diagnosticar profissionais de saúde

Friburgo tem hoje 24 pessoas que atuam na área com a doença já confirmada. Face shields também são distribuídos
quarta-feira, 06 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura recebe testes rápidos do estado para diagnosticar profissionais de saúde

A Prefeitura de Nova Friburgo informou nesta quarta-feira, 6, que recebeu da Secretaria estadual de Saúde testes rápidos de Covid-19 para diagnosticar profissionais de saúde que estejam atuando no combate ao coronavírus. Friburgo tem hoje 24 pessoas que atuam nesta área com a doença já confirmada.

A quantidade de testes não foi divulgada. Segundo a prefeitura, "não é um número grande de testes para priorizar as reais necessidades do município no momento. A prioridade são os profissionais de saúde que estão na linha de frente, tratando os pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19".

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, a intenção é evitar ao máximo o resultado falso negativo dos testes atuais. Isto porque um profissional pode fazer o teste e dar negativo e continuar trabalhando. Dias depois, pode dar positivo, o que significa que ele pode estar em risco e até mesmo colocando em risco a vida dos outros profissionais e pacientes.

A subsecretária reitera que a prioridade são os profissionais de enfrentamento da Covid-19, do setor específico existente no Hospital Municipal Raul Sertã, e algumas instituições de longa permanência, filantrópicas ou conveniadas ao município que tenham pessoas sintomáticas.

Face shields

A Subsecretaria de Atenção Básica também recebeu 300 protetores faciais (face shields),  que serão disponibilizados para todas as unidades, incluindo a Policlínica, Unidades de Saúde da Família e aos postos de saúde.

Os protetores faciais são mais uma medida de barreira, não substituindo o uso da máscara e óculos de proteção. O equipamento é essencial para compor o EPI ( Equipamentos de Proteção Individual) dos profissionais de saúde, principalmente os que estão atuando na linha de frente do combate ao Covid-19.

Outros 50 protetores já haviam sido doados anteriormente, destinados a médicos, odontólogos, médicos das unidades e ao programa Melhor em Casa.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra