A Prefeitura de Nova Friburgo publicou nesta quinta-feira, 26, no Diário Oficial eletrônico, o decreto 519, de 24 de março, que mantém suspensas as aulas da rede pública municipal de ensino do dia 30 de março até o dia 15 de abril. A Secretaria Estadual de Educação já havia anunciado decisão semelhante. A tendência é que as escolas particulares façam o mesmo.
Ainda de acordo com o decreto publicado nesta quinta-feira pela Prefeitura de Nova Friburgo, a sede da Secretaria Municipal de Educação continuará em trabalho remoto, no regime de home-office. Além disso, durante o período de suspensão das aulas também não haverá expediente nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino.
Para tomar a decisão, a Prefeitura de Nova Friburgo se baseou em recente manifestação do Conselho Nacional de Educação (CNE), além dos decretos federal, estadual e municipal que já estão em vigor, no que se refere às ações de prevenção ao contágio e disseminação do novo coronavírus (Covid-19).
Proposta do estado
Sem atividades presenciais nas escolas, a secretaria Estadual de Educação (Seeduc) informou que vai disponibilizar, já a partir da próxima segunda-feira, 30, aulas no formato online, graças a convênio firmado com o Google, na plataforma Google Classrom.
Os professores da rede pública estadual, nos seus horários de trabalho, ministrarão as atividades na plataforma online, respeitando o quadro de horários das suas aulas presenciais. As gratificações por Lotação Temporária (GLPs) dos docentes serão mantidas. De acordo com a Seeduc, os alunos que não tiverem acesso à internet receberão o material impresso em suas casas e, após o retorno das atividades presenciais, caso tenham necessidade, terão aulas de reforço. O método de avaliação e provas bimestrais dependerá do período de interrupção das atividades presenciais.
Para as escolas particulares que não tiverem sua própria plataforma, a Secretaria de Educação buscará viabilizar esse serviço junto ao Google. A Seeduc fornecerá ainda o conteúdo didático para os colégios privados, caso isso seja necessário.
Deixe o seu comentário