Prefeitura explica como funcionará sistema de bandeiras para flexibilização

Taxa de ocupação de leitos a cada sexta-feira determinará regime de funcionamento do comércio na semana seguinte
quinta-feira, 02 de julho de 2020
por Adriana Oliveira e Guilherme Alt (redacao@avozdaserra.com.br)
Bares sem clientela no início da pandemia: nesta sexta-feira já poderão abrir (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Bares sem clientela no início da pandemia: nesta sexta-feira já poderão abrir (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

A Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura de Nova Friburgo explicou ao jornal A VOZ DA SERRA como funcionará o sistema de bandeiras que determinará as regras para a “retomada gradual e segura” de vários segmentos do comércio, previstas nos decretos 625/2020 (leia a íntegra aqui) e 626/2020 (lleia a íntegra aqui), publicados no Diário Oficial Eletrônico. 

O decreto da flexibilização  tem como parâmetro regulador a taxa média de ocupação dos leitos de CTI/UTI para o tratamento de Covid-19 na cidade, incluindo rede pública e particular de saúde. É essa taxa que definirá se a cidade como um todo está em bandeira vermelha, laranja, amarela ou verde para o funcionamento dos setores comerciais. A taxa de ocupação de leitos é divulgada diariamente pela prefeitura, mas, de acordo com o decreto, valerá o percentual aferido a cada sexta-feira, com efeitos na semana seguinte.

  • Bandeira vermelha: taxa de ocupação dos leitos de CTI/UTI para Covid acima de 70%

  • Bandeira laranja:  taxa entre  60% e 70%

  • Bandeira amarela: taxa entre 50% e 59%

  • Bandeira verde: taxa abaixo de 50%

Conforme o último boletim oficial da Secretaria municipal de Saúde, divulgado na noite desta quinta-feira, 2, a taxa de ocupação de leitos CTI/Covid está em 61,3%, o que indica bandeira laranja (era amarela na véspera). Portanto, de acordo com a prefeitura, bares e restaurantes, por exemplo, já podem reabrir nesta sexta-feira, 3,  com até 50% da capacidade máxima, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesas e a adoção de medidas sanitárias, como prevê a bandeira laranja (pela amarela, a lotação subiria até 70%). 

A partir daí, ainda segundo a Secom, a taxa apurada às sextas-feiras, divulgada no fim do dia, valerá para a semana útil seguinte, dando tempo aos estabelecimentos a se adequarem, caso necessário. Na hipótese de, em uma sexta-feira, a ocupação dos leitos de CTI/Covid for maior que 70% e a cidade entrar na bandeira vermelha, bares e restaurantes poderão continuar abertos no fim de semana, mas deverão fechar a partir da próxima segunda-feira  e aguardar a taxa da sexta-feira seguinte.  

Decreto horas após audiência surpreende Defensoria Pública

A soma de leitos de CTI/UTI públicos e privados no cálculo da taxa de ocupação tem sido alvo de discussões entre o governo municipal e a Defensoria Pública, culminando, inclusive, com a derrubada de tentativa anterior de flexibilização na Justiça.

A Defensoria  entende não ser possível considerar os leitos particulares nessa contagem, sob a justificativa de que a maioria da população friburguense não tem acesso a planos de saúde. 

A prefeitura, no entanto, já requereu por decreto leitos de UTI nos hospitalares particulares para o enfrentamento da Covid, mediante indenização com base na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida valerá enquanto durarem os efeitos do estado de calamidade pública em Nova Friburgo. 

Levando em consideração somente os leitos públicos de CTI/UTI para Covid, Friburgo teria hoje 70% de ocupação, e não 58%, indicando que a bandeira está vermelha, em vez de  amarela.

Horas antes da publicação do decreto foi realizada uma audiência convocada pela juíza Fernanda Telles, com a presença dos defensores públicos Raymundo Cano e Cristian Barcelos, a promotora Cláudia Condack, o procurador-geral do município, Ulisses Gama, e as subsecretárias da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Fabíola Penna e Ariadina Heringer, em que a prefeitura apresentou o plano para a retomada gradual do comércio.

Segundo o defensor Raymundo Cano, foram feitos três questionamentos a respeito do plano apresentado. Os defensores queriam que o município contabilizasse apenas os leitos de CTI da rede pública; que fossem incluídos outros fatores que não somente as taxas de ocupação dos leitos para a flexibilização na métrica; e um intervalo maior entre a retomada de alguns setores. O município teria ficado de analisar a proposta antes de elaborar um novo decreto, o que não aconteceu.

Para a surpresa do defensor, poucas horas após audiência a prefeitura publicou o decreto, sem levar em consideração as sugestões do órgão, o que não foi bem recebido. “Não gostaria de me manifestar neste momento porque, se a gente ficou quase três horas em uma audiência e horas depois ele (prefeito) edita um decreto sem acolher nada do que foi dito por nós, sinceramente, os fatos falam por si só”, disse o defensor.

A SEGUIR, AS DIRETRIZES PREVISTAS PARA OS PRINCIPAIS SEGMENTOS DE NEGÓCIOS:

Bares e restaurantes

Início: 3 de julho

  • Bandeira vermelha: só delivery e take away. Dentro de hotéis,  só para hóspedes. Bares permanecerão fechados.

  • Bandeira laranja: funcionamento até 50% da capacidade máxima, com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesas, e apenas das 7h às 20h.

  • Bandeira amarela: até 70% da capacidade máxima, com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as mesas, e das 7h às 22h.

  • Bandeira verde: funcionamento pleno, observadas as regras  sanitárias.

Self-services

  •  Vedado. Montagem de prato permitida, feita por funcionário devidamente paramentado, com uso obrigatório de EPIs e distanciamento mínimo de 1,5 metro  entre clientes. Instalação de proteção em acrílico ou similar, separando o balcão de refeição dos clientes.

 

Salões de beleza e congêneres

Início: 3 de julho

 

  • Bandeira vermelha:  funcionamento  proibido

  • Bandeiras laranja, amarela e verde: atendimento sob agendamento, sendo vedada a espera do cliente dentro do respectivo estabelecimento. Equipes reduzidas e com restrição ao número de clientes simultâneos, respeitado o distanciamento de no mínimo 1,5 metro entre clientes e funcionários. Higienização rigorosa. 

 

Atividades comerciais e de prestadores de serviços em geral, mesmo localizadas em centros comerciais (comércio em geral)

Início: a partir de 3 de julho

  • Bandeira vermelha: só atividades essenciais dos segmentos já autorizados

  • Bandeira laranja: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, com acesso controlado e atendimento na proporção de um cliente para cada funcionário, observando as medidas sanitárias.

  • Bandeira amarela: das 12h às 18h, de segunda a sábado, com acesso controlado e atendimento na proporção de um cliente para cada funcionário, observando as medidas sanitárias.

  • Bandeira verde: funcionamento pleno, observadas as regras sanitárias.

OBS: Atendimento dos prestadores de serviços sob agendamento, vedada a espera do cliente dentro  do estabelecimento. 

 

Shopping centers

Início: 6 de julho

  • Bandeira vermelha: fechados

  • Bandeiras laranja, amarela e verde: abertura das 12h às 20h 

 

Hospedagens (hotéis, pousadas, motéis, plataformas digitais ou aplicativos)

Início: 20 de julho

  • Bandeira vermelha: vedado (exceto para forças de segurança e profissionais de saúde)

  • Bandeira laranja: funcionamento com 30% da capacidade

  • Bandeira amarela: 60% da capacidade

  • Bandeira verde: funcionamento pleno

 

Academias e afins

Início:  20 de julho

  • Funcionamento autorizado somente nas bandeiras amarela e verde, com  capacidade limitada a 50%, distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, EPIs para  funcionários, rigorosa higienização; grupos de risco vedados, assim como bebedouros de uso coletivo.

 

Eventos

  • Continuam suspensas atividades com aglomeração de público, como cinemas, boates, teatros, casas de festas, shows, clubes  saunas, piscinas e “parquinhos”.

 

Indústrias

  • Bandeira vermelha: capacidade de mão de obra de até 50%

  • Bandeira laranja: capacidade de mão de obra até 65%

  • Bandeira amarela: capacidade até 80%

  • Bandeira verde: capacidade plena

 

Transporte público

Início: 3 de julho

  • Das 5h às 21h, horário integral. Nos demais horários, frota restrita a 30% por itinerário.

 

Templos religiosos

Início: 13 de julho

  • Somente nas bandeiras amarela e verde, observadas as regras sanitárias e com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os presentes, e ocupação dos assentos disponibilizados limitada a 50%.

 

Concessionárias

  • Autorizado o funcionamento, exceto para  funcionários pertencentes a grupos de risco.

 

 


 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra