Prefeitura e Clínica Santa Lúcia recorrem à Justiça para regularizar atrasados

Falta de certidões fiscais negativas exigidas pela legislação estaria impedindo o repasse
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A clínica Santa Lúcia
A clínica Santa Lúcia

Nesta segunda-feira, 1º de março, questionada por A Voz da Serra, sobre informação repassada por uma de nossas fontes, de que a prefeitura teria sido instada a fazer o pagamento devido à Clínica de Repouso Psiquiátrico Santa Lúcia, a Secom respondeu: 

“A Prefeitura de Nova Friburgo buscou na Justiça uma via legal para efetuar o repasse da verba, diante da situação de irregularidade fiscal em que a clínica se encontra, com certidões fiscais vencidas desde 2018. Ocorre que a Clínica também acionou a Justiça após a Prefeitura, mas esse recurso foi apreciado primeiro. Até o presente momento, a Administração Municipal não foi notificada acerca desta decisão. Contudo, informa que fará o pagamento à entidade imediatamente após a notificação, pois o objetivo da gestão pública sempre foi o de quitar as pendências, desde que, dentro da legalidade, uma vez que o Município reconhece a essencialidade do serviço prestado.”

Conforme reportagem de sábado, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da sua Procuradoria-Geral, entrou com uma ação de consignação de pagamento na 2ª Vara Cível de Nova Friburgo, no último dia 20, visando regularizar débitos com a Clínica de Repouso Psiquiátrico Santa Lúcia. A entidade está sem as certidões negativas fiscais exigidas pela legislação e esse fato impede que a administração municipal efetue o repasse referente ao atendimento de saúde mental. 

O contrato entre a prefeitura e a clínica, vigente até maio de 2021, é para prestação de serviço que consiste na internação psiquiátrica com atendimento para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, a prefeitura está impedida de quitar o valor referente aos meses de dezembro/2020, janeiro e fevereiro de 2021, por conta da condição de irregularidade fiscal da entidade. A legislação vigente exige que as empresas contratadas pelo município mantenham suas obrigações fiscais em dia, apresentando certidões de regularidade fiscal, antes e durante a execução dos contratos. 

Visando regularizar a pendência e estabelecer um procedimento para os próximos meses, o município objetiva, com esta ação, o amparo legal para efetuar o pagamento nessas circunstâncias. O documento elaborado pela procuradoria destaca que a clínica presta serviço caracterizado como essencial e contínuo, e que sua descontinuidade acarretaria em dano aos pacientes e familiares. 

A prefeitura requereu ainda a emissão de uma guia para depositar o valor da dívida em consignação judicial, bem como das demais parcelas a vencer. Assim, para que a clínica possa resgatar esse recurso, será necessário comprovar a regularização fiscal à Justiça. O processo foi para conclusão do juizo da 2ª Vara Cível, na última quinta-feira, 25.

 

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo