Prefeitura começou a realizar testes de Covid na população

Somente idosos e doentes crônicos com sintomas há pelo menos oito dias estão sendo avaliadas
quinta-feira, 25 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Prefeitura começou a realizar testes de Covid na população

Na manhã desta quarta-feira, 24, a Prefeitura de Nova Friburgo realizou uma testagem rápida para Covid-19 no posto de saúde Tunney Kassuga, no bairro Olaria. Apesar da movimentação na unidade ter sido tranquila, algumas pessoas não conseguiram ser testadas. Segundo a prefeitura, a testagem foi aberta para idosos com mais de 60 anos e doentes crônicos, como diabéticos e hipertensos, que estejam sentindo os sintomas há pelo menos oito dias. Foi solicitado às pessoas que compareceram ao posto para que informassem corretamente a situação em que se encontravam porque ao fazer o teste fora das especificações o resultado poderia ser falso positivo. O teste é feito por meio de amostra de sangue e fica pronto em até 15 minutos.

Profissionais de saúde, pessoas que tiveram contato com pacientes infectados, mas que não apresentam sintomas podem realizar um cadastro na Unidade Básica de Saúde para serem testadas. Nesse caso, não há a necessidade de ir até o posto de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato para realizar esse exame. Mais informações pelo telefone 2522-0661.

Na última segunda-feira, 22, durante uma coletiva de imprensa realizada via internet, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, esclareceu que os testes rápidos que vieram do Ministério da Saúde através da Secretaria estadual de Saúde são realizados com critérios seguindo a nota técnica do próprio Ministério. Fabíola explicou que na primeira entrega, o município recebeu 700 testes com a recomendação para serem aplicados em profissionais de saúde e idosos. Porém, com o recebimento de 5.540 testes, além de 300 (PCR), que estão sendo adquiridos pelo município e que serão priorizados em pacientes internados para agilizar o diagnóstico, o número possibilitará a ampliação dos critérios e o público a ser testado.

     “O município fez a opção de comprar esses 300 testes para uso exclusivo para leitos de UTI Covid no Hospital Raul Sertã, no intuito de agilizar o resultado e a conduta médica diante do quadro desses pacientes. Agora com o recebimento dessas novas unidades, ampliaremos os critérios do Ministério da Saúde, seguindo o perfil epidemiológico do município. Além das pessoas com mais de 60 anos ou com comorbidades, que tenham sintomas há mais de oito dias, incluímos na última versão do protocolo o rastreamento em pacientes diabéticos. Estabelecemos, mediante critérios técnicos, que o diabético é uma pessoa importante para ser rastreada, para que possamos monitorar esses sintomas da Covid e o risco de agravamento”, esclareceu Fabíola. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra