Prefeitura aperta o cerco contra as motos barulhentas em Friburgo

Fiscalizações têm sido rotineiras e equipes investem também em nova sinalização nas ruas
terça-feira, 10 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Blitz da prefeitura em São Geraldo  (Fotos: PMNF)
Blitz da prefeitura em São Geraldo (Fotos: PMNF)

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) tem realizado nos últimos dias diversas blitzes no trânsito friburguense, com o objetivo de coibir irregularidades. A poluição sonora é um dos itens que mais têm sido combatidos nas operações com a apreensão de motos que circulam com o escapamento adulterado, fazendo muito barulho nas ruas. O titular da Smomu, Fabrício Menezes, informou também que, além das fiscalizações, têm sido promovidas ações de reparo na sinalização em diversas vias de Nova Friburgo.

Uma das operações recentes para coibir as motos barulhentas teve a parceria da Guarda Municipal e do 11º BPM. Foram duas blitzes simultâneas para fiscalizar infrações de trânsito, na Avenida Conselheiro Julius Arp e no bairro Vale dos Pinheiros. Nestes dois locais, foram 88 veículos abordados, resultando em 65 autos de infração e sete veículos recolhidos ao depósito, sendo seis destes motocicletas. As infrações mais cometidas foram direção de veículo sem possuir a carteira nacional de habilitação (CNH), com 12 ocorrências; licenciamento vencido, também 12; falta do cinto de segurança pelo condutor (10), descarga livre (6), e permissão de posse de veículo a pessoa não habilitada (5).

No último fim de semana, foi realizada uma operação no bairro São Geraldo com 66 abordagens a motoristas. Destes, 55 veículos foram autuados e outras 63 autuações também foram aplicadas. Dois veículos foram retidos, mas liberados em seguida porque sanaram imediatamente as irregularidades. Em ambos os casos, por estarem com silenciador acima do nível permitido. 

Outros três veículos tiveram que ser removidos ao depósito da Smomu: uma motocicleta por apresentar diversas irregularidades, entre elas o silenciador acima dos níveis permitidos; um carro por silencioso com ruído acima do nível permitido; e outro veículo por estacionar em ponto de embarque e desembarque de passageiros. 

Ainda de acordo com a Smomu, as principais infrações observadas em São Geraldo foram: falta do cinto de segurança pelo condutor e/ou passageios (43); conduzir o veículo com silenciador de motor defeituoso ou descarga livre (5); conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, sinalização ou lâmpada queimada (5); e conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado (4). 

Sinalização

 O trabalho de aprimoramento da sinalização tem sido feito por toda a cidade. A equipe de Sinalização de Trânsito da Smomu realizou melhorias na Rua Almirante Barroso, no Centro. As intervenções constaram de implantações de placas de advertência e setas horizontais indicativas, alertando a mão inglesa e de quatro faixas de pedestres; regulamentação de parada obrigatória nos dois sentidos da via e mudança do eixo central da pista, para permitir o estacionamento em um dos lados.

A sinalização foi substituída na ciclovia advertindo para a parada obrigatória à frente e os locais que exigem a parada imediatamente após a placa. Fabrício cita também que a equipe de sinalização realizou a pintura de duas novas lombadas na Rua Eugênia de Almeida Maia, em Conselheiro Paulino, e de outras duas na mesma rua. Em breve será implantada a sinalização vertical.

Seguindo os trabalhos de adequação da sinalização de trânsito, a Smomu realizou a demarcação horizontal de mais três pontos de táxi no Centro, nas ruas Augusto Cardoso, Fernando Bizzotto e Comandante Ribeiro de Barros. Já a equipe de manutenção semafórica que atende incansavelmente às demandas de ocorrências de panes nos equipamentos da cidade. Muitas vezes trabalha à noite, em feriados e fins de semana. O secretário da Smomu comenta que são vários os equipamentos extremamente defasados e precários, com fios longos e cheios de remendos. “Nossa equipe está empenhada em mudar essa realidade e pretendemos já no próximo ano realizar a terceirização de todo o parque, com todas as adequações necessárias para correto posicionamento, focos de pedestres e sincronização (onda verde) através de instalação de mais controladoras”, disse. 

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito