Prefeito limita acesso ao Raul Sertã e acelera licitações para compra de insumos

Medidas fazem parte de novas ações preventivas para barrar o coronavírus em Friburgo
terça-feira, 17 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A reunião desta segunda na Prefeitura (Foto: PMNF)
A reunião desta segunda na Prefeitura (Foto: PMNF)

Na tarde desta segunda-feira, dia 16, o prefeito Renato Bravo se reuniu com os profissionais técnicos de Saúde, e também com equipes das secretarias e subsecretarias de Finanças e Recursos Humanos, respectivamente, a fim de traçar estratégias de enfrentamento ao coronavírus em Nova Friburgo.

“Estamos diante de uma grande responsabilidade, pois presenciamos, em todo o mundo, uma situação muito séria e que está cada vez mais próxima de nós. Embora, até o momento, não tenhamos nenhum caso suspeito ou confirmado no município, é necessário que sejamos firmes em nossas medidas para que não tenhamos problemas graves em um breve futuro. Nossa prioridade é zelar pela vida humana”, disse.

Entre as medidas anunciadas pelo prefeito  estão a formação do Comitê Operacional de Emergência em Saúde; a suspensão das férias para profissionais de Saúde, Assistência Social, Guarda Municipal e Defesa Civil por tempo indeterminado; a formação de esquema de revezamento de profissionais nas secretarias;  a liberação dos profissionais com mais de 60 anos (mediante abertura de processo para análise) ou portadores de comorbidades; e a aceleração das licitações para a  compra de equipamentos de proteção como luvas, máscaras e álcool em gel.

Um novo documento, com novas orientações de prevenção contra a doença, está sendo elaborado pela Vigilância em Saúde para ser divulgado em breve.

Outras medidas:

- Os grupos de atendimento coletivo, como do Programa de Controle do Tabagismo e o de gestantes, oferecidos nos postos de saúde estão suspensos durante os próximos 15 dias. O atendimento será individual;

-  As visitas aos pacientes internados no Hospital Municipal Raul Sertã tiveram horário reduzido, de uma hora e maia para uma hora. O número de visitantes também foi reduzido:, de quatro passou para dois por paciente.

- Os leitos do CTU foram separados entre infantil e adulto;

- Unidades fechadas como CTI e Unidade Coronariana também tiveram o número de visitantes reduzido de dois para um e tiveram o tempo da visita reduzido, de uma hora para 30 minutos;

- A porta de passagem da Rua General Osório foi fechada para reduzir o fluxo de pessoas. O acesso ao hospital agora só pode ser feito pela Avenida Rui Barbosa.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra