Na tarde desta segunda-feira, dia 16, o prefeito Renato Bravo se reuniu com os profissionais técnicos de Saúde, e também com equipes das secretarias e subsecretarias de Finanças e Recursos Humanos, respectivamente, a fim de traçar estratégias de enfrentamento ao coronavírus em Nova Friburgo.
“Estamos diante de uma grande responsabilidade, pois presenciamos, em todo o mundo, uma situação muito séria e que está cada vez mais próxima de nós. Embora, até o momento, não tenhamos nenhum caso suspeito ou confirmado no município, é necessário que sejamos firmes em nossas medidas para que não tenhamos problemas graves em um breve futuro. Nossa prioridade é zelar pela vida humana”, disse.
Entre as medidas anunciadas pelo prefeito estão a formação do Comitê Operacional de Emergência em Saúde; a suspensão das férias para profissionais de Saúde, Assistência Social, Guarda Municipal e Defesa Civil por tempo indeterminado; a formação de esquema de revezamento de profissionais nas secretarias; a liberação dos profissionais com mais de 60 anos (mediante abertura de processo para análise) ou portadores de comorbidades; e a aceleração das licitações para a compra de equipamentos de proteção como luvas, máscaras e álcool em gel.
Um novo documento, com novas orientações de prevenção contra a doença, está sendo elaborado pela Vigilância em Saúde para ser divulgado em breve.
Outras medidas:
- Os grupos de atendimento coletivo, como do Programa de Controle do Tabagismo e o de gestantes, oferecidos nos postos de saúde estão suspensos durante os próximos 15 dias. O atendimento será individual;
- As visitas aos pacientes internados no Hospital Municipal Raul Sertã tiveram horário reduzido, de uma hora e maia para uma hora. O número de visitantes também foi reduzido:, de quatro passou para dois por paciente.
- Os leitos do CTU foram separados entre infantil e adulto;
- Unidades fechadas como CTI e Unidade Coronariana também tiveram o número de visitantes reduzido de dois para um e tiveram o tempo da visita reduzido, de uma hora para 30 minutos;
- A porta de passagem da Rua General Osório foi fechada para reduzir o fluxo de pessoas. O acesso ao hospital agora só pode ser feito pela Avenida Rui Barbosa.
Deixe o seu comentário