A preciosa variedade das suculentas…

que só curtem sombra e água fresca
sexta-feira, 17 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Diferente das outras espécies da família, que adoram sol e temperaturas altas, elas gostam mesmo é de sombra e água fresca. Apropriada para reinar no outono. As “suculentas de sombra” nada mais são que uma variação da espécie de suculentas tradicionais, mas que não precisam da luz direta do sol para se desenvolverem. Normalmente, são encontradas como plantas pendentes ou com muitas flores e devem ser cultivadas, no máximo, a meia sombra. 

O primeiro passo para começar a montar um jardim interno é saber identificar a diferença entre as suculentas de sol e de sombra. Para ajudar na escolha da planta ideal, confira as características de cada uma delas, e conheça uma seleção de suculentas perfeitas para cultivar dentro de casa.

De sol

  • Se caracterizam pela variedade de cores das folhas;

  • Suas folhas têm formato semelhante a flores, também chamada roseta;

  • Sua coloração é verde, porém com um tom acinzentado. 

De sombra

  • A cor de suas folhas é sempre verde;

  • As folhas costumam ser rígidas e pontudas;

  • Possuem caule mais longo;

  • Flores coloridas.

Como cultivar 

O cultivo das suculentas de sombra e de sol é bastante semelhante. A grande diferença é que o apaixonado por jardinagem precisará ter um cuidado maior com a rega e a exposição ao sol. Opte sempre por vasos com furos para facilitar a drenagem da água e nunca deixe a sua planta exposta diretamente aos raios do sol. Confira:

  • Orelha de Shrek

É uma das plantas mais conhecidas e recebe esse nome devido ao formato tubular de suas folhas, que lembra o personagem do cinema. Descoberta na África, essa espécie pode chegar a medir até 80 cm de altura.

  • Colar de Tartaruga

Também chamada de Peperomia prostata, é ideal para quem não tem muito espaço em casa. Suas principais características são o tamanho compacto e folhas verdes escuras arredondadas que lembram o casco de um tartaruga.

  • Flor de Cera

É popularmente conhecida como “flor de porcelana” devido à sua aparência lisa. Ela se caracteriza por ser uma planta estilo trepadeira e que convive muito bem à meia sombra, ideal para jardins em varandas.

  • Colar de golfinhos

É um tipo de suculenta que recebe esse nome porque seu visual se assemelha ao dos mamíferos. Com aspecto exótico, essa planta é famosa por ser cultivada em terreno arenoso e precisar minimamente de água.

  • Órbea

Tem o aspecto semelhante à estrela do mar. A melhor maneira de cultivá-la é tanto em ambientes úmidos como em ambientes internos da casa, banheiros, por exemplo, e longe dos raios de sol.

  • Coração emaranhado

É um tipo de planta de sombra pendente. O seu principal destaque são as folhas em formato de decoração, sendo uma ótima opção para quem deseja dar um toque romântico e chique à decoração de varandas ou próxima à janela.

  • Mãe de milhares

Para quem procura uma suculenta exótica, não há melhor escolha do que a Mãe de Milhares. Ideal para ser cultivada à meia sombra, ela se destaca por produzir uma grande quantidade de brotos na extensão de suas folhas.

(Fonte: blog.cobasi.com.br)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: