Por força de decreto, friburguenses já circulam mais protegidos, com máscaras

Movimento nas ruas ainda foi grande nesta segunda. Ação da Cruz Vermelha distribui 5 mil acessórios
segunda-feira, 27 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra

Entrou em vigor nesta segunda-feira, 27, o decreto 545 da Prefeitura de Nova Friburgo que tornou obrigatório no município o uso de máscaras - artesanais ou não - por todas as pessoas nos ônibus urbanos e veículos de transportes de passageiros (táxis e aplicativos), trabalhadores do serviço público e empresas privadas que desempenham suas atividades em ambientes compartilhados, além de indústrias e estabelecimentos comerciais com autorização para funcionar em meio a pandemia do novo coronavírus. A determinação vale também para os clientes de empresas e lojas.

Durante todo o dia, foi perceptível que o número de pessoas circulando com máscaras na rua aumentou consideravelmente, ao mesmo tempo que o número de pessoas circulando era muito grande. Dentro de agências bancárias, supermercados e lojas, a maior parte dos funcionários já utilizava os equipamentos. Em alguns estabelecimentos, os clientes que não possuíam máscaras ganharam o equipamento, mas em outros, os clientes se arriscaram sem a proteção.

Nos ônibus, grande parte dos passageiros obedeceram o decreto, mas não foi difícil flagrar quem não utilizava as máscaras. Por conta do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal muitas pessoas se aglomeraram na agência da Caixa, na Avenida Alberto Braune, gerando uma fila gigantesca que invadiu um grande trecho da calçada da Rua Monte Líbano. O distanciamento recomendado de cerca de 1,5 metro entre uma pessoa e outra não foi respeitado entre a maior parte dos clientes, apesar de grande parte utilizar os equipamentos de proteção.

Prefeito defende o isolamento      

Também de acordo com o decreto, ainda não há a obrigatoriedade do uso de máscaras para quem estiver circulando nas ruas, no entanto, o prefeito Renato Bravo recomenda à população que saia de casa apenas para atividades inadiáveis ligadas à alimentação, saúde e trabalho, utilizando máscaras, preferencialmente aquelas em tecido, conhecidas como as de barreira, dentro das normas das autoridades de saúde.

Os estabelecimentos que descumprirem o decreto estão sujeitos a notificação prévia e até mesmo o fechamento imediato. Já o cidadão infrator poderá ser responsabilizado por crime de infração de medida sanitária preventiva, previsto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro. Segundo o prefeito Renato Bravo, as medidas são mais um esforço para conter o avanço da propagação do novo coronavírus em Nova Friburgo, que somava até ontem, 27, pelo menos 43 casos confirmados e três mortes pela doença, de acordo com o último boletim divulgado ontem à tarde. O prefeito reforça ainda que as medidas poderão ser reavaliadas a qualquer momento, considerando a avaliação epidemiológica do município.

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha realizou na manhã desta segunda-feira, 27, a entrega de cinco mil máscaras de proteção aos friburguenses. A entrega foi feita em diversos pontos da cidade. Em muitos deles, motoristas de ônibus chegaram a parar os veículos e convidaram os voluntários para distribuir os equipamentos para os passageiros. 

“Foram vários voluntários em diversos bairros como Centro, Olaria, Mury, Córrego Dantas e Conselheiro Paulino. Foi gratificante ver os motoristas de ônibus pararem os coletivos e pedire que nós distribuíssemos as máscaras para alguns passageiros que estavam sem o equipamento. Entramos em dezenas de ônibus. Outra equipe nossa distribuiu as máscaras nas portas dos bancos, para quem estava nas filas”, disse Luiz Cláudio Rosa, um dos representantes da entidade.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra