O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Rio de Janeiro cresceu 3,8% em 2023 - 0,9 ponto percentual acima da média nacional (2,9%) – na comparação com 2022. O dado é de estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), que mostra a estimativa para a atividade econômica fluminense, com análise por setores.
O setor de Serviços, responsável por aproximadamente 60% do PIB fluminense, registrou alta de 3,3%. A indústria cresceu 5,2%, principalmente por conta dos resultados significativos dos segmentos extrativo (8%) e da construção (4,1%). Já a indústria de transformação teve a menor taxa de crescimento (0,6%), com somente cinco dos seus 14 segmentos com resultado positivo.
“O PIB do Estado do Rio de Janeiro surpreendeu positivamente, mas não podemos deixar de ressaltar o resultado da indústria de transformação, impactada principalmente pelo nível elevado da taxa básica de juros. Nossa expectativa é de taxas mais baixas neste ano e, assim, de um ambiente de negócios mais favorável para a indústria”, pontua o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
A previsão da Firjan é de que o PIB fluminense apresente crescimento de 3,1% em 2024. De acordo com a federação, a indústria de Petróleo e Gás e a Construção continuarão impulsionando o crescimento econômico do estado, mas a perspectiva é de que também haja crescimento mais disseminado da indústria de transformação.
A Firjan ressalta, no entanto, que fatores externos e internos - como o cenário fiscal brasileiro - podem influenciar no resultado de forma negativa, reduzindo a taxa de crescimento da atividade econômica fluminense para 1,5%, ou positiva, alcançando 4,8%.
O estudo “Rio de Janeiro: Resultados e Perspectivas para o PIB” pode ser acessado aqui.
Deixe o seu comentário