Pessoas em situação de rua: um problema de difícil solução

Esta semana, equipes da prefeitura voltaram a fazer abordagens oferecendo os benefícios da rede de apoio
terça-feira, 15 de abril de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Leitor via WhatsApp)
(Foto: Leitor via WhatsApp)

Leitores têm entrado em contato com a redação de A VOZ DA SERRA através do nosso WhatsApp (22) 9 9213 9995, para expor a preocupação com o aumento da quantidade de pessoas em situação de rua em Nova Friburgo. Uma moradora do Centro afirma estar bastante preocupada com essas pessoas que vivem ao relento, ainda mais com a proximidade do inverno que costuma ser rigoroso na região. “As últimas madrugadas já têm sido frias e,às vezes, acordo no meio da madrugada e fico pensando nessa gente que vive nas ruas, muitas sem agasalhos suficientes”, observa. Ela e demais leitores são unânimes em afirmar a necessidade de maior ação por parte do poder público. 

“Sabemos que é difícil convencer essas pessoas a irem para um abrigo. São arredios, rebeldes e muitos não querem ser ajudados. Alguns têm até família, mas se entregaram ao vício do álcool e das drogas”, diz outro leitor que, inclusive, enviou para o jornal uma foto que evidencia que a ocupação do coreto da Praça Getúlio Vargas por pessoas em situação de rua está de volta. O mesmo acontece na Rua Professor Freeze, na calçada em frente a uma faculdade particular. 

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e das subsecretarias de Políticas sobre Drogas e Saúde Mental, além da Guarda Municipal, com o apoio do 11ºBPM têm feito ações de abordagem às pessoas em situação de rua e dependentes químicos periodicamente tentando convencê-los a se beneficiarem o abrigo público e demais políticas oferecidas pelo município. A ação mais recente foi  realizada na segunda-feira, 14, no entorno do Shopping Roseiral, no bairro Olaria.

A iniciativa teve como objetivo identificar dependentes químicos e moradores de rua que estejam precisando de ajuda, para que possam ser encaminhados à rede de apoio. No entanto, as equipes não têm poder de obrigar as pessoas que vivem nas ruas a se beneficiarem dos serviços oferecidos. Além disso, a ação também buscou promover a organização do local, que vem causando sensação de insegurança na comunidade. “Com sensibilidade e empatia, as ações integradas entre secretarias são organizadas para promover acolhimento e reinserção social”, informou a prefeitura em suas redes sociais lembrando que essa ação interdisciplinar também será realizada em outros locais da cidade, que vêm sendo mapeados pelas equipes.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: