Pesquisa mostra que órgãos de imprensa têm confiança da maioria da população

Jornais e emissoras de TV têm maior índice de confiabilidade, enquanto redes sociais sofrem com mais desconfiança
quinta-feira, 26 de março de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A capa de A VOZ DA SERRA na última terça
A capa de A VOZ DA SERRA na última terça

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada na última segunda-feira, 23, a imprensa brasileira tem a confiança da maioria da população, quando se trata de informações sobre o coronavírus. Segundo o levantamento, TVs e jornais lideram com 61% e 56%, respectivamente, o índice de confiança sobre o tema. Em seguida vêm os programas jornalísticos de rádio (50%) e sites de notícias (38%).

Apenas 12% das pessoas dizem ter confiança nas informações compartilhadas em aplicativos e  redes sociais. Entre as plataformas digitais, 58% (WhatsApp) e 50% (Facebook) dos entrevistados dizem não confiar no que é publicado nelas quando a fonte não é o jornalismo profissional.

O Datafolha divulgou que as pessoas foram questionadas se confiam ou não confiam nas informações sobre o coronavírus divulgadas nos jornais impressos, nos programas jornalísticos de TV e rádio, nos sites de notícias, no Whatsapp e no Facebook. Havia no questionário a possibilidade de responder ainda se confiavam apenas em parte nas informações ou se não utilizavam os meios.

Segundo revelou a pesquisa, dos entrevistados, 11% dizem não confiar nas informações sobre a pandemia publicada nos jornais e 12% afirmam não acreditar nos telejornais. Os sites de notícias sofrem a desconfiança de 22%.

Entre os que confiam nas redes sociais, os idosos com mais de 60 anos e pessoas menos escolarizadas são maioria. Entre os entrevistados que possuem formação até o ensino fundamental, 18% dizem confiar nas informações sobre a Covid-19 recebidas pelo WhatsApp. Pelo Facebook são 17%. Os dois perfis, no entanto, dizem confiar mais nos meios de comunicação profissionais.

Mudança de hábitos

A rotina foi mudada e para 73%, medidas mais duras como quarentena são necessárias. O comportamento do presidente continua sendo um fator de divisão. Para 23%, o presidente nunca se comporta a altura do cargo que ocupa e para 20% é assim na maioria das vezes.

Na última segunda-feira, jornais de todo o país unificaram suas capas com pedido para que as pessoas respeitassem o isolamento social. A VOZ DA SERRA aderiu ao movimento e publicou em sua edição de terça-feira, 24, um alerta a população, assim como um vídeo com profissionais da empresa reforçando as orientações

A VOZ DA SERRA reforça seu compromisso com a informação de qualidade, que preza pela ética profissional, checagem de fontes e respeito às informações oficiais. O jornal condena toda e qualquer tentativa de se veicular notícias falsas, bem como sensacionalistas. Aqui, o leitor tem a certeza de se informar somente com reportagens produzidas cujas informações vem de órgãos federais, estaduais ou municipais.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra