A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) realizou uma pesquisa entre seus associados, diretores e conselheiros, com o objetivo principal de identificar o posicionamento sobre o cenário atual e sobre qual a melhor maneira de implementar medidas quando as atividades começarem a ser restabelecidas no setor, buscando planejar o futuro após o fim do período de isolamento social decretado pelas autoridades. Para essa finalidade, e com o intuito de auxiliar as melhores decisões, naquilo que for dos segmentos relacionados à associação, contará então, com instrumentos de análise para definir as melhores diretrizes.
A diretoria da Acianf acredita que. assim que forem autorizadas a volta das atividades comerciais e industriais, deve-se adotar uma retomada gradual, pois a plena confiança do cidadão não será recuperada em sua plenitude muito rapidamente. A pesquisa obteve um total de 1.395 respostas, contato com a participação de empresários, profissionais liberais, autônomos e também outros colaboradores.
O formulário, com 15 perguntas, realizado pela ferramenta Google Forms, foi enviado por e-mail e mensagens de WhatsApp. O período em que o questionário ficou disponível para respostas foi de 30 de março (última segunda-feira) até a última quinta, 2. A Acianf destaca como pontos principais levantados pela pesquisa: o resultado sobre o retorno das atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços, onde pode-se notar que 50,5% dos entrevistados são favoráveis à possibilidade de se estender o período de isolamento social e 296 pessoas (21,2%) concordam com o retorno imediato das atividades.
Pelo menos 92,8% dos entrevistados se mostram favoráveis à realização de medidas restritivas à livre circulação de idosos pelas ruas da cidade. Do total de entrevistados que aprovam as restrições, 59,1% são favoráveis à suspensão parcial ou total da gratuidade dos passes livres nos ônibus aos idosos.
Por fim, demonstrando a conscientização da população sobre a importância do isolamento social, pode se observar que 75,8% dos entrevistados somente iriam às ruas em caso de necessidade, mesmo com o comércio aberto.
A campanha “Acianf do Bem”, lançada no último dia 30 de março, com o objetivo de arrecadar doações financeiras, comprar e distribuir produtos de higiene pessoal e produtos para esterilização de ambientes, para entidades carentes de Nova Friburgo, já é de conhecimento de 48,7% dos entrevistados que demonstraram ser uma excelente inciativa. 35,6% dos entrevistados ainda desconhecem a campanha. Além disso, a Acianf buscou informações sobre o conhecimento do sistema de delivery e também de seus canais de comunicação.
Vale a pena ressaltar, que o compromisso da Acianf tem sido rigorosamente, acompanhar de forma atenta aos acontecimentos e seguir com extremo rigor as determinações legais. A pesquisa completa pode ser conferida no site da entidade: www.acianf.com.br/noticias.
Veja, na galeria abaixo, os dados da pesquisa:
Deixe o seu comentário