Pesquisa: confira o tempo que o Covid pode sobreviver no ar e em superfícies

Em plástico, resistência chega a três dias; no ambiente, três horas após ser expelido por tosse ou espirro
terça-feira, 17 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Pesquisa: confira o tempo que o Covid pode sobreviver no ar e em superfícies

Pouco se sabe sobre o Covid-19, além de sua rápida disseminação. Os órgãos de saúde recomendam práticas de higiene básica, como lavar bem as mãos, aplicar álcool gel 70% e evitar contato físico com muitas pessoas. Uma pesquisa recente mostra que o SARS-CoV-2  pode sobreviver em materiais plásticos de dois a três dias.

Uma agência do governo dos EUA, a National Institutes of Health (NIH), realizou uma pesquisa sobre o tempo que o vírus pode permanecer em diferentes tipos de superfícies. Os resultados mostraram que o novo coronavírus sobrevive:

  •  Até 4 horas em superfícies de cobre; 

  • Até 24 horas em papelão; 

  • De dois a três dias em plástico e aço inoxidável;

  • Em relação ao ar, o vírus permanece por até três horas após ser expelido por tosse, espirro ou exalado por uma pessoa infectada.

Os autores ressaltaram que ainda não está claro se a doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa pelo ar. O site da Organização Pan-Americana da Saúde  (OPAS - Brasil), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), diz o seguinte:

"Não se sabe ao certo quanto tempo o vírus que causa o COVID-19 sobrevive em superfícies, mas ele parece se comportar como outros coronavírus. Uma série de estudos aponta que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o Covid-19 podem persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias. Isso pode variar conforme diferentes condições (por exemplo, tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente).

Se você acha que uma superfície pode estar infectada, limpe-a com um desinfetante simples para matar o vírus e proteger a si e aos outros. Limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou lave-as com água e sabão. Evite tocar nos olhos, boca ou nariz."

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra