Pelas ondas do rádio

É o veículo mais popular e o de maior alcance público que se conhece
sábado, 13 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Chicago (EUA),  1937. Alunos têm aulas remotas transmitidas pelo rádio durante a pandemia de poliomielite. Passadas mais de oito décadas, estudantes, pais e professores revivem um início de ano letivo desafiador, em 2021. Mas, quando bater angústia, pense: Vai passar! (Foto: Reprodução Internet)
Chicago (EUA), 1937. Alunos têm aulas remotas transmitidas pelo rádio durante a pandemia de poliomielite. Passadas mais de oito décadas, estudantes, pais e professores revivem um início de ano letivo desafiador, em 2021. Mas, quando bater angústia, pense: Vai passar! (Foto: Reprodução Internet)

O rádio foi o primeiro meio de comunicação de massa a dar imediatismo à notícia graças à possibilidade de divulgar os fatos no exato momento em que ocorriam. Permitiu que as pessoas se sentissem participantes dos acontecimentos de forma abrangente, acompanhando o noticiário de qualquer lugar do mundo. É o veículo mais popular e o de maior alcance público que se conhece, constituindo-se, muitas vezes, no único a levar informação e entretenimento para populações ainda hoje inacessíveis a outros meios, seja por motivos geográficos, econômicos ou culturais. 

Patenteado pelo cientista e inventor italiano Guglielmo Marconi, no início do século 20,  a primeira transmissão radiofônica no Brasil foi em 7 de setembro de 1922, por ocasião do centenário da Independência. Uma estação de rádio instalada no Corcovado (Rio) emitiu, além de música, o discurso do presidente da República, Epitácio Pessoa. No ano seguinte, Roquete Pinto fundou a primeira emissora de rádio do país: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

Por aqui, a Rádio Nova Friburgo — AM durante décadas, e desde dezembro, FM — completará 75 anos em junho. A história da emissora mais antiga da região serrana, começou a ser escrita em 1945, quando Carlos Augusto Schermann convidou Aluísio Chaves Moura para montarem as instalações de uma emissora, a Rádio Sociedade de Friburgo Ltda, na qual ele (Schermann) e o empresário e político José Eugênio Müller eram sócios-proprietários. 

Já a Rádio Sucesso FM foi fundada em março de 1981, por Vagner Luiz Menta, César de Alencar Filho e Walter Gomes da Rocha. A emissora conquistou a população tão logo entrou no ar e foi a primeira de frequência modulada da cidade.

Começou com quatro locutores e aos poucos se transformou num celeiro de comunicadores de primeira linha. Jovens em início de carreira ansiavam por trabalhar na Sucesso FM. A integração com a cidade foi imediata, com direção e equipe atendendo as demandas da comunidade. Com a morte prematura de Vagner Menta, sua esposa Hilda Teixeira Soares assumiu o controle da Sucesso e deu continuidade ao trabalho do marido, hoje comandada pelo filho Igor Menta. 

Vale a pena conferir as muitas histórias reveladas nesta edição. Boa leitura e bom fim de semana a todos!

Este aparelho pertenceu a Américo Ventura Filho (1907-1973), um dos fundadores e patronos de AVOZ DA SERRA. Neste dia 13 de fevereiro - Dia Mundial do Rádio, A VOZ DA SERRA homenageia todos os profissionais do rádio friburguense e saúde as emissoras locais Nova Friburgo FM 107,5; Sucesso FM 88,3; Caledônia FM 90,1; Conselheiro FM 87,7 e Comunidade FM 104,9 Mhz.  

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: