O Parque Estadual dos Três Picos (PETP) é o maior parque estadual do Rio de Janeiro, localizado num dos mais expressivos fragmentos da Mata Atlântica, no centro do Estado. De rara beleza cênica, possui inúmeras nascentes, rios, cachoeiras, encostas e cumes de montanhas, além de grande biodiversidade de flora e fauna e formações geológicas diversificadas. Com área de mais de 65 mil hectares estende-se em partes dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.
A região é um oásis no estado do Rio, com clima temperado e florestas de araucárias. Para quem curte frio e natureza, Três Picos é o lugar ideal
Maior parque estadual do Rio de Janeiro — criado em 2002 — seu nome evoca os Três Picos de Friburgo, um imponente conjunto de montanhas graníticas que, elevando-se a 2.366 metros acima do nível do mar, é o ponto culminante de toda a Serra do Mar.
Oferece ao público trilhas com diferentes graus de dificuldade, montanhismo, banhos de cachoeiras e contemplação de paisagens. A época mais recomendada para visitação é agora — de abril a setembro. Em Friburgo, o parque conta com um núcleo para montanhismo próximo a Salinas.
O imponente conjunto de montanhas graníticas denominado de Três Picos (Menor, Médio e Maior) é um afloramento rochoso com mais de 2.300 m. de altitude. Localizado entre os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, na sua base está o Vale dos Deuses, ponto de partida para diversas trilhas existentes no parque.
Aspectos naturais
O parque forma um contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e com a Estação Ecológica Estadual do Paraíso, o que aumenta a sua importância como refúgio para inúmeras espécies da fauna e da flora fluminenses, especialmente mamíferos e aves.
Em suas matas foi detectada a maior variedade de espécies animais e vegetais do estado, sendo considerada uma região de elevada prioridade em termos conservacionistas, e uma das mais perfeitas áreas brasileiras para escaladas e trilhas.
A região é um oásis em pleno estado do Rio de Janeiro, com seu clima temperado. Para quem curte um friozinhoh, natureza e aventuras Três Picos é o lugar ideal. Além da preservada cobertura vegetal e riqueza animal, na área existem diversas nascentes que formam bacias hidrográficas de influência regional.
Relevo, clima fauna e flora
Dentro de seus limites encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade de todo o estado do Rio de Janeiro, o que em parte se explica pela variação de altitudes. Como representantes da extraordinária diversidade são observadas orquídeas, bromélias e palmeiras, destacando-se também a ocorrência dos jacarandás e jequitibás.
O bom estado de conservação e a grande extensão das matas do parque garantem a existência de espécies animais significativas, algumas ameaçadas de extinção, como os gaviões e a onça-parda, que para sobreviver necessitam de grandes áreas naturais preservadas onde encontram presas suficientes para a sua alimentação. Também ocorre grande variedade de artrópodes, peixes, anfíbios e répteis.
E podem ser observados: jaguatirica, lontra, muriqui, bugio, gavião-pega-macaco, macuco, araponga, trinca-ferro, entre outros. A majestosa presença da onça-parda, por exemplo, é um importante indicador de ecossistemas naturais bem preservados e por este motivo tornou-se o símbolo do parque.
O estudo da avifauna do parque permitiu o registro de 370 espécies de aves, o que representa cerca de 40% das espécies de aves conhecidas para o Estado do Rio.
Problemas e ameaças
As propriedades particulares para desapropriação, ocupações irregulares, caça, extrativismo vegetal e incêndios florestais representam grandes agressões ao parque. As pressões da especulação imobiliária e agro-pastoril, desmatamentos, queimadas e caça predatória são outras ameaças. O parque enfrenta um problema fundiário grave que necessita de regulamentação, assim como a pressão imobiliária e problemas como o desmatamento para abertura de novas áreas agrícolas e de captação irregular de água, assim como invasão de antenas de telecomunicação.
(Fonte: wikiparques.org)
Deixe o seu comentário