Parque dos Três Picos tem cenário ideal para o montanhismo

Esta época do ano é ideal para a prática da escalada
sexta-feira, 30 de maio de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Rodrigo Freitas)
(Foto: Rodrigo Freitas)

Céu limpo e super azul, sol pleno, tempo estável e temperaturas mais amenas são convites para a prática de escaladas em cumes montanhosos do Estado do Rio de Janeiro, principalmente entre maio e setembro, considerada a melhor época para o esporte. Muitas dessas montanhas estão situadas nas unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Na Região Serrana, o Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, costuma ser bastante procurado pelos amantes deste tipo de esporte. Outras boas opções no estado são o Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida, em  Petrópolis; e o Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói.

Em Nova Friburgo, o Parque Estadual dos Três Picos conta com um núcleo de montanhismo que reúne formações rochosas que dão o nome à unidade de conservação. Considerada referência para escaladas no Brasil, as rochas como o Pico Maior e do Capacete, além de muitas outras montanhas ao redor do núcleo, possuem vias de escaladas com as mais variadas graduações de dificuldade e exposição.

O ponto culminante de toda a Serra do Mar é o Pico Maior, com 2.366 metros que, na ‘’Via Leste’’, possui mais de 700 metros de escalada em rocha. Outros locais que também são muito cobiçados pelos montanhistas são a Caixa de Fósforo e a Cabeça de Dragão, que são vias de escaladas pesadas e só podem ser acessadas por praticantes  experientes no esporte. Há também vias mais acessíveis em outras rochas como a via Bote da Tarde, no Morro do Gato. E para incentivar a prática do montanhismo, o parque promove, ao longo dos meses de maio até setembro, o Programa Vem Escalar. Além de estimular o montanhismo, a iniciativa visa fomentar o ecoturismo  na unidade de conservação.

(Foto: Rodrigo Freitas)

“Os nossos parques estaduais oferecem uma variedade de atrativos que podem ser explorados desde o montanhismo a caminhadas leves que atraem visitantes de todas as idades, que podem contemplar a rica biodiversidade do nosso patrimônio ambiental”, destacou o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Praticantes experientes de montanhismo atestam que a melhor época do montanhismo acontece entre os meses de maio e setembro. O período é apropriado para essa atividade devido a um conjunto de fatores positivos: tempo estável; menos chuva, o que favorece a ascensão às montanhas, que ficam possíveis de serem escaladas; menos raios; e céu mais limpo garantindo um belo espetáculo de estrelas, planetas e fenômenos astronômicos. No Estado do Rio de Janeiro a prática do montanhismo foi tombada como patrimônio cultural imaterial, pela lei 9.205, de 11 de março de 2021. 

(Foto: Rodrigo Freitas)

Escalada esportiva no fim de semana 

Quem curte o montanhismo, mas ainda não se aventurou nos paredões rochosos de Nova Friburgo, podem ter uma prévia da emoção desse esporte neste fim de semana no evento Free Mountain que acontece no Espaço Arp. Nos jardins do empreendimento foram montados equipamentos out door de mountain bike, birdwatching e astrofotografia, além de cine open air, palestras sobre meio ambiente e tudo o que faz parte da cultura de montanha. Haverá ainda atividades como uma volta de 19 quilômetros ao Caledônia, além de circuitos de palestras e shows no Espaço Arp. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: