Papa teme "genocídio viral" se economia for prioridade maior que saúde

Em carta, pontífice pede uma reflexão sobre "o agora e o depois" da crise causada pela pandemia
segunda-feira, 30 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O Papa Francissco (Foto: Reuters)
O Papa Francissco (Foto: Reuters)

Em carta divulgada nesta segunda-feira, 30, pelo Vaticano, o Papa Francisco se disse preocupado com o risco de um "genocídio viral" se os países decidirem dar prioridade à  economia e não à saúde das pessoas diante da pandemia do coronavírus. No comunicado, enviado ao juiz argentino Andrés Gallardo, presidente do Comitê Pan-Americano de Juízes e Juízes pelos Direitos Sociais, e parcialmente divulgado pelo portal oficial de notícias do Vaticano, o pontífice reflete sobre a crise desencadeada pelo Covid-19. Ele reconhece que muitos países "adotaram medidas exemplares com prioridades bem estabelecidas para defender a população", mostrando que "a prioridade de suas decisões é primeiro as pessoas", enfatiza.

"E isso é importante porque todos sabemos que defender as pessoas supõe um desastre econômico. Seria triste se o contrário fosse escolhido, o que levaria à morte de muita gente, algo como um genocídio viral", alertou.

O Papa, que em várias ocasiões manifestou sua preocupação com as consequências sociais da pandemia, por causa da perda de vidas e empregos, pediu uma reflexão "no agora e no depois".

"Porque se preparar para o depois é importante, pois há algumas consequências que deverão ser enfrentadas: fome, especialmente para pessoas sem trabalho permanente, violência, o surgimento de agiotas, a verdadeira praga de futuro social, criminosos desumanizados ", escreveu.

Fonte: O Globo

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra