Padre Marcus Vinicius deixará Friburgo em fevereiro

Ele retorna das férias na próxima sexta e celebra sua última missa na Catedral às 10h de 16 de fevereiro
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Padre Marcus Vinicius
Padre Marcus Vinicius

Em carta endereçada aos paroquianos friburguenses, o padre Marcus Vinícius Brito de Macedo anunciou que deixará a função de pároco da Catedral de São João Batista, em Nova Friburgo, para retornar ao Rio de Janeiro. De férias, ele retorna na próxima sexta-feira, 31, e celebra sua última Santa Missa na Catedral no dia 16 de fevereiro (domingo), às 10h.

“Estou muito feliz por deixar uma Catedral mais orante, linda, admirada por muitos e até criticada pelos invejosos. Sempre será a Paróquia do meu primeiro amor. O primeiro amor nunca esquecemos, não é verdade?”, diz trecho da carta escrita pelo padre. Marcus Vinicius.

Ainda de acordo com o pároco da Catedral, desde junho passado, quando completou dez anos sacerdotais, já havia comunicado seu desejo. Ainda segundo ele, foi recebido de braços abertos pelo Cardeal Dom Orani Tempesta, que já tornou pública sua incardinação no Rio de Janeiro, o desvinculando do clero de Nova Friburgo.

“Tenho outra grande notícia. Dom Edney, antes de renunciar, atendeu ao meu pedido e nomeou o nosso padre Thiago, a quem muito admiro, como meu sucessor. Vocês estarão super bem acompanhados por um estupendo sacerdote. Tenho certeza que já notaram”, completou o padre Marcus Vinicius que, de volta das férias, seguirá como pároco da Catedral de 31 de janeiro à 16 de fevereiro.

O padre Marcus Vinicius já ocupou, entre outros, os cargos de vice-chanceler da Diocese de Nova Friburgo; diretor de estudos e professor do Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, diretor espiritual do seminário, coordenador diocesano da Pastoral Universitária, vice-reitor do seminário e secretário interino do gabinete episcopal. 

Dom Edney também de saída

No último dia 22 o Papa Francisco aceitou  o pedido de renúncia anunciado por Dom Edney Gouvêa Mattoso ao governo pastoral da Diocese de Nova Friburgo. Dom Edney estava na Diocese desde sua posse canônica, realizada em 13 de março de 2010.

Com isso, o Papa designou Dom Paulo Antonio De Conto, bispo emérito de Montenegro (RS), como Administrador Apostólico da Diocese de Friburgo. Ele assumirá o cargo  até que o Papa  nomeie o novo bispo diocesano. 

Dom Paulo tomará posse como Administrador Apostólico, em reunião na Cúria Diocesana, na presença do Colégio de Consultores, em 31 de janeiro. A missa de apresentação  é aberta ao público e será realizada dia 9 de fevereiro, às 10h, na Catedral São João Batista. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: