Uma pesquisa do Procon-RJ realizada entre os últimos dias 7 e 21 em diversos municípios fluminenses, revelou uma significativa disparidade nos preços de ovos de Páscoa e caixas de bombom em diferentes estabelecimentos comerciais. A maior variação encontrada chegou a surpreendentes 127% - no e-commerce – em produtos de mesma gramatura e marca. Com isso, a autarquia ressalta a importância de os consumidores estarem atentos na hora das compras para garantir o melhor custo-benefício.
Foram avaliados diversos estabelecimentos distribuídos e plataformas de e-commerce. Os resultados obtidos revelam uma considerável variação nos preços dos produtos típicos desta época do ano. Em alguns casos, a diferença de valores pode impactar significativamente no bolso do consumidor, ressaltando a importância de pesquisar e comparar preços antes de efetuar a compra.
“Observamos uma grande discrepância nos preços dos ovos de Páscoa e caixas de bombom, o que demonstra a necessidade de os consumidores estarem atentos e realizarem uma pesquisa prévia para garantir a melhor oferta”, destaca o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
Ainda conforme Coelho, a pesquisa evidencia que, mesmo em um contexto de celebração e troca de presentes como a Páscoa, é fundamental que os consumidores não se descuidem de seus direitos e estejam cientes das variações de preços no mercado.
“O Procon-RJ reitera a importância da transparência e da ética por parte dos estabelecimentos comerciais na prática de preços justos, respeitando os direitos do consumidor e contribuindo para um ambiente de consumo mais equilibrado”, reforça o presidente da autarquia observando que para outras informações e dicas sobre direitos do consumidor, os consumidores podem acessar o site oficial do Procon-RJ e denunciar preços abusivos tanto em lojas físicas, como no e-commerce.
Pesquisa mostra que 62% pretendem dar presentes nesta Páscoa
Quando se fala em Páscoa, logo se lembra do chocolate, mas a data aos poucos vem se tornando mais uma época de troca de presentes entre familiares e amigos. Uma pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), realizada com 1.312 consumidores de municípios da região metropolitana e do interior fluminense, entre os últimos dias 4 e 6, mostra que 62,1% pretendem presentear alguém na Páscoa, não somente com ovos de chocolate ou caixas de bombons. Disseram que não pretendem comprar presentes 32,6% e 5,3% ainda não sabem.
De acordo com a pesquisa, a estimativa de movimentação financeira com a data no Estado do Rio de Janeiro é de R$ 302,84 milhões. O gasto médio com os presentes deverá ser de R$ 133,38. Para os que irão presentear alguém, os ovos de Páscoa são os preferidos de 56,8%, seguidos bombons (43,2%) e barras de chocolate (24,3%). Itens como brinquedos, roupas, calçados e eletroeletrônicos também têm sido procurados por consumidores em lojas físicas nos últimos dias.
A pesquisa revelou também 91,1% disseram que farão suas compras em lojas físicas, contra 4,4% em lojas virtuais. 3,9% informaram que poderão comprar em ambas.
Sobre a Fecomércio
A entidade reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos.
A Fecomércio representa ainda mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do Estado do Rio de Janeiro e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado.
Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.
Deixe o seu comentário