Outono: ótima oportunidade para curtir Friburgo ao ar livre

sexta-feira, 18 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Fotos: Henrique Pinheiro
Fotos: Henrique Pinheiro

As principais características do outono no Brasil são as mudanças rápidas nas condições de tempo, a queda de temperatura, a maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul. Nestas duas regiões e em parte do Centro-Oeste, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC — nas regiões serranas podem ser inferiores a 10ºC.

Nessa estação florescem espécies como as acácias de flores amarelas, paineiras e cactáceas como a conhecida flor de maio, além das plantas aquáticas que produzem belas flores nesta época. As ninféias exibem flores amarelas, rosas e azuis até maio.

Outra flor de grande destaque na estação é a orquídea que, de acordo com o pesquisador Eduardo Catharino, do Instituto de Botânica (Jardim Botânico/SP), estão presentes o ano inteiro. Ele também destaca as quaresmeiras como uma das principais espécies do período. 

“A quaresmeira é uma planta nativa da Mata Atlântica e floresce devido ao clima propício da estação.” O especialista explica que as plantas são geralmente sensíveis às mudanças climáticas. “No outono ocorre a diminuição das horas do dia. O dia é geralmente mais curto e as espécies que florescem nessa época se adaptam a essa situação”, diz Catharino.

Paisagistas lembram que nesta época do ano é melhor optar por plantas como camélia, antúrio, bela-emília, copo-de-leite e margarida. Outras flores também se dão bem nessa estação, como a astromélia, gypsophila, lírio, lisianto, cattleya violácea, estrelitzia, boca de leão, gérbera e flor de ervilha, entre outras. (www.areasverdesdascidades.com.br)

Ao ar livre  em Friburgo

Clima ameno é um atrativo irrecusável para caminhadas e atividades em meio à natureza, e em Nova Friburgo, além da temperatura propícia, o cenário exuberante faz da cidade um dos destinos mais visitados por turistas do Estado e do país.

Emoldurada pela Mata Atlântica, Friburgo é rodeada por belas montanhas e tem os dois picos mais altos da Serra do Mar: o Pico do Caledônia, com 2.257 metros, é a segunda montanha mais alta da Serra do Mar; e o Pico Maior, no Parque Estadual dos Três Picos, com 2.366 metros, é a mais alta. Nela, é possível acampar, escalar e contemplar uma das mais belas imagens da região.

Para quem procura as montanhas, a Pedra do Imperador, mais conhecida como Pedra do Elefante, com 1.410 metros, oferece uma caminhada mais amena e proporciona um visual deslumbrante. A Pedra da Catarina Mãe também se encaixa nesse padrão: com 1.449 metros, são apenas 50 minutos de caminhada, sendo também um ótimo lugar para a prática de esportes como downhill.

Um dos cartões postais da cidade também se torna uma boa pedida nesta época do ano: o Morro da Cruz, também conhecido como Morro do Teleférico, fica na Praça do Suspiro, no Centro, e tem 1.380 metros de altitude, com vários caminhos para o cume.

Na parte sul, Mury é um distrito conhecido por sua arquitetura histórica e encantadora, além de abrigar a antiga linha do trem, uma localidade bucólica que reúne uma marca da história da cidade — o trem a vapor — em um caminho que possui uma paisagem incrível. Já o distrito de Lumiar possui trilhas que podem ser aproveitadas com menos preocupação em relação às pancadas de chuva. O local, a 30 km do Centro, é reconhecido por sua excelente gastronomia, tranquilidade e diversos roteiros de aventura.

Para os amantes de uma boa caminhada, o Nova Friburgo Country Clube, localizado no coração da cidade, possui os mais belos jardins do município. Com plantas raras nativas e exóticas, o clube reúne boa parte da história friburguense. Já o Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, é também uma ótima opção de lazer. O ambiente fresco mistura cachoeiras, nascentes, piscinas naturais e muita vegetação.

Coroando todas as oportunidades que o outono na cidade dispõe, é possível observar os fenômenos naturais dos deslumbrantes nascer e pôr do sol. As montanhas de Nova Friburgo oferecem vistas de tirar o fôlego e as atividades ao ar livre se tornam mais fáceis de serem aproveitadas pela ausência do calor e das chuvas constantes.

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: